Parabéns: Polícia Militar comemora 185 anos

Parabéns: Polícia Militar comemora 185 anos

5 de maio de 2020 Off Por Eduardo Grassi



  • Cento e oitenta e cinco anos se passaram e a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) segue firme na sua missão. Briosa, respeitada, confiável e moderna, e também cada vez mais engajada, cumprindo suas mais diversas atribuições no âmbito da segurança pública em Santa Catarina.

    Criada por Feliciano Nunes Pires, então presidente da Província de Santa Catarina, por meio da Lei Provincial Nº 12, de 5 de Maio de 1835, a “Força Policial”, substituiu os ineficazes Corpos de Guardas Municipais Voluntários, que tinham como missão manter a ordem e a tranquilidade pública, além de atender as eventuais requisições de autoridades judiciárias e policiais.

    Além disso, se fez presente no período Imperial e atuou em conjunto com o Exército Brasileiro (EB) em diversas ocasiões, tanto repelindo agressões externas, como também contribuindo em muito para a definição e defesa dos limites territoriais tanto do Brasil quanto do Estado de Santa Catarina.

    Enfim, o tempo passou e a instituição evolui ano após ano, cada vez mais presente na vida dos catarinenses. Pautada na técnica e na inovação, o que vimos, hoje em dia, é uma instituição literalmente conectada com suas causas e com seus desafios.

    Por meio de suas ferramentas de gestão e recursos tecnológicos, a PMSC se aperfeiçoa cada vez mais e procura ir de encontro aos anseios de suas atribuições conferidas.

    Resumindo: uma instituição presente, comprometida, conectada, confiável e que dispensa maiores apresentações.