Dia do Médico Oftalmologista: médicos reforçam cuidado com saúde dos olhos em tempos de pandemia

Dia do Médico Oftalmologista: médicos reforçam cuidado com saúde dos olhos em tempos de pandemia

7 de maio de 2020 Off Por Editor



  • Deficiências visuais atingem mais de 6,5 milhões de brasileiros, ressalta Associação Catarinense de Oftalmologia. Entidade alerta também para evitar formas de transmissão da Covid-19 via lágrimas e contato de mãos com a córnea.

    Nesta quinta-feira, dia 07 de maio, comemora-se o Dia do Médico Oftalmologista, profissional responsável pela saúde dos olhos e capaz de diagnosticar e tratar doenças graves, que podem levar à perda progressiva da visão ou cegueira, como glaucoma, a retinopatia diabética, a catarata, as uveítes, o ceratocone e os tumores oculares.

    No Brasil, mais de 6,5 milhões de pessoas (ou 3,5% da população) sofrem com algum tipo de deficiência visual, sendo que mais de 582 mil são cegas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em geral 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados com diagnóstico precoce e tratamento. E a maioria dos casos de perda de visão (42%) se devem aos erros de refração, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, seguidos por catarata (33%) e glaucoma (2%).

    “Mesmo que a pessoa esteja enxergando bem, realizar exames periódicos com um médico oftalmologista é a melhor maneira para identificar futuros problemas de visão”, ressalta o dr. João Artur Etz Junior, presidente da Associação Catarinense de Oftalmologia. A entidade lançou no estado a campanha Saúde dos Olhos, chamando a atenção da população para a importância de fazer exames preventivos com médicos oftalmologistas.

    Pacientes com mais de 35 anos devem fazer um exame de visão completo a cada dois anos. Quem tem mais de 65 anos ou parentes de sangue com glaucoma, diabetes e retinopatia devem ir ao médico anualmente.

    O crescimento de consultas e receitas realizadas por profissionais não médicos em todo o estado tem causado preocupação da comunidade médica – apenas o oftalmologista pode fazer consultas de saúde e prescrição de receitas à população. “São necessários pelo menos 10 anos de estudo e de aprendizado prático. São 6 anos de graduação em medicina, outros 3 anos de residência médica em oftalmologia e mais um a dois anos de especialização em diversas sub-áreas”, ressalta o dr. João Artur.

    A entidade disponibilizou em seu site uma versão digital da cartilha Saúde dos Olhos, com informação à sociedade catarinense sobre os principais problemas de visão, sintomas e tratamentos, além de mitos e verdades sobre doenças oftalmológicas.

    COVID-19 E CONTÁGIO PELOS OLHOS

    Em função do avanço dos casos do novo coronavírus pelo estado, a entidade tem reforçado à população a importância de fazer a higienização correta e tomar outros cuidados especiais. “Além de serem portas de entrada para o vírus, os olhos também são uma fonte de contágio da Covid-19. A lágrima e os óculos são vetores de transmissão”, alerta o presidente da Associação.

    Em caso de olhos que lacrimejam ou que tem qualquer tipo de secreção, é importante que se reforce os cuidados de limpar as pálpebras e a pele ao redor dos olhos com lenço umedecido e higienizado, lavando bem as mãos com água e sabão logo em seguida. Pessoas que apresentem sinais de conjuntivite, inchaço das pálpebras, olhos vermelhos e/ou lacrimejamento, devem consultar um médico oftalmologista, alerta a entidade.