SC permitirá que municípios decidam sobre flexibilizar quarentena para transporte público, aulas e eventos

SC permitirá que municípios decidam sobre flexibilizar quarentena para transporte público, aulas e eventos

27 de maio de 2020 Off Por Editor



  • O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), permitirá aos municípios flexibilizar a quarentena contra o coronavírus a partir de 1° de junho. A circulação de ônibus, as aulas e eventos, por exemplo, que estão proibidos, também estarão incluídos no pacote. O anúncio sobre as mudanças ocorreu durante a manhã desta quarta-feira (27), em Joinville, no Norte catarinense, após uma reunião com prefeitos e empresários da região.

    Segundo Moisés, a medida leva em consideração a utilização de uma nova ferramenta de gestão regionalizada, que envolve diversos fatores no combate à disseminação da pandemia. No estado, são 7.016 casos confirmados, sendo 805 em Chapecó e 622 em Florianópolis, e 121 mortes, segundo o boletim divulgado pelo governo na terça (26). A quarentena é recomendada por médicos, cientistas e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

    “A partir de segunda-feira, com essa ferramenta epidemiológica, cada região do estado poderá ter uma gestão inclusive dissociada com o todo estadual, ou seja, não é mais um decreto dizendo está proibido o transporte coletivo. Cada região com a ferramenta poderá avaliar e dizer se naquela situação os números do aumento de casos e de óbitos se é seguro voltar o transporte coletivo ou até outras atividades que ainda estão suspensas”, disse.

    Sobre o avanço da doença no estado, o governador disse que mesmo com a flexibilização, ainda poderá adotar medidas mais restritivas. “Não é questão de medida drástica, mas sim medida necessária. Em algumas regiões é possível sim, dependendo dos números. Os estudos nos apresentam que nos próximos dias para Santa Catarina devemos ter o avanço do número de casos e isso está previsto nessa metodologia nos indicativos de avaliação epidemiológica”, afirmou.

    Moisés também comentou sobre a assinatura feita na noite de terça-feira (26) da medida provisória para compensar as perdas salariais dos profissionais da saúde que estão trabalhando na linha de frente ao combate da Covid-19.

    Transporte nas maiores cidades
    O G1 entrou em contato com as prefeituras de algumas das maiores cidades de Santa Catarina para saber como fica a situação da retomada do transporte após o anúncio do governador nesta quarta.

    A prefeitura de Florianópolis informou que a decisão sobre o assunto será tomada na sexta-feira.

    A administração municipal de Joinville, no Norte catarinense, disse que é preciso aguardar as diretrizes do estado sobre essa autonomia às cidades, mas que já foram feitas algumas ações para preparar a volta da circulação dos ônibus, como a colocação de marcações em relação a distância que as pessoas devem manter entre si nos terminais. Disse também que as demais regras ainda precisam ser definidas.

    Em Chapecó, no Oeste do estado, a assessoria da prefeitura disse que não há previsão para o retorno do transporte coletivo, que o assunto será discutido nos próximos dias, e que a retomada, quando ocorrer, será gradual.

    Na cidade de Criciúma, no Sul, já há um decreto com as normativas de como vai funcionar o transporte público quando voltar. O município se diz favorável à retomada, mas não decidiu a data para isso.

    Com informações G1 SC