Cuidado: Golpes estão sendo aplicados durante a pandemia

Cuidado: Golpes estão sendo aplicados durante a pandemia

4 de junho de 2020 Off Por Editor



  • Oportunistas aproveitam oportunidade para clonar Instagram e Whatsapp de empresas de eventos para pedir dinheiro.

    Desde que foi anunciado o período de isolamento social, inúmeros golpes circulam pelas redes sociais e até por ligações. Apesar dos alertas das autoridades, a população ainda continua caindo nos golpes de estelionatários.

    Agora, os bandidos aproveitam a oportunidade para clonar o Instagram e Whatsapp de empresas de eventos e enviam mensagens para clientes pedindo adiantamento do valor em função da pandemia do Coronavírus. Quando não conseguem clonar o aparelho, eles mandam outro número informando para que o cliente salve o contato novo.

    A presidente do Convention Chapecó, Branca Rubas alerta sobre a importância de ficar atento a qualquer ligação ou mensagem estranha “O recomendado é que as pessoas que recebem essas mensagens e ligações entrem em contato de alguma outra forma com as empresas para confirmar o ocorrido.” finaliza.

    A melhor forma de se proteger para não ter o WhatsApp clonado é ativar a verificação em duas etapas, criando um segundo código numérico solicitado durante o login no mensageiro. Assim, caso alguém consiga acesso ao seu código de validação de login enviado por SMS, precisará saber também o PIN que você criou, o que torna a liberação da conta mais difícil, já que é um número que só você sabe.

    Para ativar a verificação em duas etapas no Whatsapp, acesse os Ajustes, clique em “Conta”, toque em “Confirmação em duas etapas” e toque em “Ativar”. Por fim, crie seu PIN e informe um e-mail para recuperação da senha, em caso de perda.

    Para proteger seu instagram também é importante usar a autenticação de dois fatores oferecida pelo próprio Instagram. Isso garante que todo login precise de uma senha temporária além da sua senha normal. A senha pode ser enviada por SMS no seu celular ou em um email de confiança. Além disso, isso já garante um aviso caso alguém tente entrar no seu perfil.