Defesa Civil confirma ocorrência de tornado no Grande Oeste

Defesa Civil confirma ocorrência de tornado no Grande Oeste

13 de junho de 2020 Off Por Editor



  • A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) confirmou na manhã deste sábado, 13, que o evento climático que atingiu a cidade de Descanso na última quarta-feira foi um tornado. A informação consta em um boletim emitido pelo órgão. Para a análise foram coletadas imagens aéreas e uma vasta pesquisa em campo que contou com entrevista com moradores. Da mesma forma, foram analisados vídeos feitos por populares, que também foram identificados pela DCSC.

    Os meteorologistas da DCSC consultaram especialistas no tema, entre eles o professor Ernani Nascimento, da Universidade Federal de Santa Maria.

    “O trabalho para a classificação do evento é minucioso e são vários detalhes que precisam ser avaliados”, comentou o coordenador de monitoramento da DCSC, Frederico Rutorf. Segundo ele, além das imagens foram analisadas imagens de satélite Goes 16 e do radar meteorológico do Oeste.

    Na tarde de sexta-feira, o governador Carlos Moisés vistoriou as áreas danificadas. Mais de 500 famílias foram diretamente afetadas nas cidades de Descanso e Belmonte.

    “Daremos toda a assistência necessária aos necessitados. Nesse primeiro momento, é um auxílio mais emergencial. Mas homologaremos o decreto de emergência em Descanso e Belmonte e ajudaremos na reconstrução das estruturas danificadas”, disse Carlos Moisés.

    Está prevista para este sábado (13) a chegada dos carregamentos de telhas, que serão distribuídos para as prefeituras. A Defesa Civil segue acompanhando a situação na região em conjunto com equipes do Corpo de Bombeiros, Casan, Celesc, polícias Civil e Militar que permanecem auxiliando as regiões mais afetadas.