Blumenau, Concórdia, Imbituba e outras cidades de SC têm retorno dos ônibus nesta segunda-feira

Blumenau, Concórdia, Imbituba e outras cidades de SC têm retorno dos ônibus nesta segunda-feira

16 de junho de 2020 Off Por Editor



  • Após quase três meses de suspensão do serviço, os ônibus voltaram a circular nesta segunda-feira (15) em Blumenau, no Vale do Itajaí, e em Imbituba, no Sul do estado. No Oeste, o transporte coletivo intermunicipal voltou a operar em Joaçaba, Herval do Oeste e Luzerna. A retomada ocorreu também em Concórdia, segunda cidade catarinense com mais casos confirmados de Covid-19.

    Os veículos estavam proibidos de circular desde o dia 18 de março por causa da pandemia de coronavírus. Em maio, o governo estadual anunciou que a partir do dia 1º de junho os municípios poderiam organizar a retomada do serviço seguindo regras sanitárias.

    Há uma semana o transporte coletivo voltou a circular em Joinville, Criciúma e Lages. Na Grande Florianópolis, o transporte coletivo só volta a circular na capital na quarta-feira (17), mas em outras cidades da região como Palhoça, São José e Biguaçu, os ônibus voltaram às ruas há uma semana. A partir de quarta eles poderão entrar novamente em Florianópolis também.

    Santa Catarina tem 195 mortes por Covid-19 e 13.360 casos confirmados da doença, segundo divulgou o governo estadual na noite de domingo (14).

    Os ônibus podem circular em Blumenau com até 60% da capacidade total, incluindo os passageiros sentados, e a cidade reduziu os horários de circulação.

    O uso de máscaras é obrigatório para todos os passageiros, motoristas e cobradores. É permitido apenas o uso do cartão e o pagamento em dinheiro está suspenso dentro dos veículos, sendo aceito apenas para acesso aos terminais e pagamento das recargas nos cartões.

    Todos os cartões vale-transporte passam a aceitar recarga comum. A cortesia da tarifa para idosos está suspensa na cidade.

    Às 6h30 desta segunda-feira, o movimento no Terminal do Aterro, no bairro Salto Norte, foi intenso. Foram colocadas marcações de distanciamento entre as pessoas no chão das plataformas. Dentro dos veículos também foram demarcados os espaços dos usuários, e os cobradores fazem o controle.

    Os terminais devem disponibilizar para passageiros e funcionários álcool em gel 70%, além de pias para higienização das mãos. Os ônibus também devem passar por higienização.

    A gratuidade do transporte para idosos foi suspensa, mas a Defensoria Pública recomendou que a gratuidade seja mantida.

    Os corredores de ônibus nas ruas da cidade, que estavam liberados a todos os veículos, voltam a ser restritos aos coletivos.

    De acordo com a prefeitura, todos os trabalhadores da Blumob, que opera o serviço na cidade, foram submetidos ao teste de Covid-19. Dos 1.051 funcionários que já realizaram os exames, 35 testaram positivo. Cinco deles já passaram o período de isolamento e foram considerados recuperados e outros 30 profissionais ficarão afastados sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.

    Apesar de o número de casos de Covid-19 ter triplicado em uma semana em Imbituba, no Sul catarinense, o transporte coletivo voltou a circular na cidade. Segundo a prefeitura, o aumento não reflete uma aceleração da epidemia, mas sim uma mudança de monitoramento e ampliação das testagens, como mostrou o Jornal do Almoço.

    O terminal da cidade passou por higienização. O decreto municipal sobre o retorno do transporte prevê que passageiros com idade acima de 60 anos não poderão acessar o serviço, pelo menos, durante o período mais agressivo a pandemia. Hipertensos, cardiopatas, diabéticos, gestantes e imunodeprimidos ou portadores de doenças crônicas serão orientados a não circularem pelos veículos.

    Entre as regras de funcionamento previstas no documento, está ainda o horário de circulação dos ônibus, limitado entre 7h e 20h, de segunda-feira a sábado. No domingo, os veículos não circulam na cidade. Foi estabelecida como lotação máxima a ocupação de todos os assentos e outras 10 pessoas em pé. Todos devem usar máscara.

    A empresa que opera o serviço na cidade deve disponibilizar álcool em gel a passageiros e motoristas e manter as janelas abertas durante todo o trajeto. Foi determinado Equipamento de Proteção Individual (EPI) a todos os funcionários.

    Uma das regiões com mais casos registrados de coronavírus em Santa Catarina teve retomada do transporte coletivo em diferentes cidades nesta segunda-feira (15), incluindo Concórdia, que é a segunda com mais casos de Covid-19 em Santa Catarina, sendo 1018.

    A lotação dos ônibus não deve passar de 50% da capacidade e os coletivos devem ser sempre higienizados.

    O uso de máscaras também será obrigatório e idosos não deve, usar os coletivos. A vigilância sanitária da cidade deve fiscalizar o cumprimento das regras.

    Os ônibus coletivos e intermunicipais voltaram a circular em Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna, no Oeste, nesta segunda-feira. A circulação vai ocorrer de segunda-feira a sábado. Não haverá circulação de ônibus após as 17h de sábado, aos domingos e feriados.

    A mesma empresa opera o serviço nas três cidades, por isso foram estabelecidas regras únicas em decreto com prazo indeterminado.

    Idosos e todos os grupos de risco devem usar o transporte coletivo somente em caso de extrema necessidade.

    A lotação de cada veículo deve ser limitada, obrigatoriamente, aos de bancos disponíveis. Os passageiros devem evitar usar dinheiro para pagamento. Os veículos devem circular com as janelas abertas sempre que possível.

    Motoristas e funcionários devem reforçar seus cuidados pessoais, de higienização das mãos, utilizando álcool em gel a cada viagem realizada. Para eles, é obrigatório o uso de máscaras e luvas. Para os passageiros, apenas o uso de máscaras.

    Ao término de cada viagem, é necessário desinfetar locais de uso comum, como balaústres, maçanetas, pegadores, catracas, poltronas e barras de apoio com álcool 70% ou outros produtos sanitizantes.

    No fim do dia, a parte exterior dos veículos devem ser limpos e desinfetados com água e sabão ou outros produtos indicados pelas autoridades sanitárias competentes.

    Em Chapecó, no Oeste, cidade com mais casos de Covid-19 (1082), os ônibus devem voltar na próxima semana.

    Em Florianópolis, a prefeitura realiza testes no funcionamento do sistema de transporte antes da retomada da circulação dos ônibus, prevista para quarta-feira (17). Os funcionários foram submetidos a testes e os resultados devem sair na terça-feira.

    Com informações G1 SC