Sempat inicia capacitando Policiais Civis

26 de abril de 2016 Off Por Chapecó



  • Com o objetivo de sensibilizar à população sobre a importância da prevenção dos Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais, acontece de 26 a 28 de abril, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, a Sempat – Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador. O evento é promovido pela Secretaria de Saúde de Chapecó em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, tendo como apoiadores a Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador – CIST e o movimento sindical.
    Na terça-feira (26) a programação teve a palestra com Alexandre Polli Beltrami, Engenheiro de Segurança do Trabalho do CEREST Campinas/ SP, com o tema Polícia Civil e os Acidentes de Trabalho. Ele explicou que hoje as investigações em casos de acidentes de trabalho com vítimas fatais, são realizadas por equipe técnica multiprofissional, e entre os profissionais que realizam essa investigação está os Policiais Civis. Por isso, capacitá-los é essencial para que a investigação seja correta e eficiente.
    Beltrami destacou que o objetivo da palestra não era ensinar os policiais a investigar, mas sim, trazer uma bagagem ainda maior para qualificar essas investigações. Ele comenta ainda que o trabalho precisa ser organizado e qualificado, pois geralmente quem realiza essas investigações tem um conhecimento muito básico, oriundo dos cursos superiores ou das escolas de formação. “O trabalho não deve ser focado exclusivamente para encontrar culpados, mas sim, encontrar as causas, visando realizar as modificações e alterações necessárias para que outros acidentes não aconteçam”, esclareceu.
    O Policial Civil, Joste Vailon, foi um dos participantes da palestra. Ele destacou a importância de falar sobre esse tema, pois quando acontecem acidentes de trabalho a polícia ajuda nas investigações, porém, a maioria dos profissionais tem pouco conhecimento sobre, por exemplo, legislação. “A investigação de acidentes de trabalho é uma de nossas atribuições, porém temos um conhecimento básico sobre o tema. E é somente na prática do dia a dia, que reconhecemos nossas carências e em quais pontos precisamos melhorar”, comentou.
    Outra participante da palestra foi Lidiane Rodrigues, estudante de Engenharia Civil. Para ela, a palestra foi muito produtiva, pois conseguiu aprender muito sobre o tema acidentes de trabalho, especialmente como identificar possíveis carências que possam causar acidentes nas obras. “Não devemos apenas procurar culpados, e sim, analisar o contexto para ver como o acidente poderia ter sido evitado”, esclareceu.
    Segue programação:
    No dia 27 de abril, as 16h45 acontecerá o Workshop de Saúde para o Trabalhador com as palestrantes Jéssica Cartet Matana, Enfermeira SESI; Lucia Maria Camargo, Técnica de Enfermagem Especialista em Dependência Química SESI; Iara Pires Dia, Engenheira de Segurança do Trabalho e docente SENAI. Nesse dia, as 18h30 será a abertura do evento com Assinatura do termo TRABALHO SEGURO no município de Chapecó, com palestra Programa Trabalho Seguro e Acidentes de Trabalho, com o palestrante Ricardo Jahn, Juiz do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT12) e Gestor do Programa Trabalho Seguro do TRT 12.
    Segue no dia 28 de abril, às 08 e as 13 horas com a palestra “Prevenção e Promoção da saúde física e mental para auxiliares de enfermagem e Auxiliares de Saúde Bucal”, com os palestrantes Paula Senna Silva, Enfermeira Especialista em Epidemiologia Aplicada aos Serviços de Saúde e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Chapecó; Andréia Copetti Callai, Psicóloga do Serviço de Atenção à Saúde do Servidor Municipal (SASSM – Prefeitura de Chapecó); Nice Zanini Frasson Sebalhos, Educadora Física, professora de ginástica laboral do SASSM; Henrique Ody, Engenheiro de Segurança do Trabalho do SASSM; Roselene Salete Fedrigo Michelotto, Assistente Social do SASSM. Paralela a essa palestra, acontecerá no próprio Centro de Eventos, na sala Agostinho Duarte, uma oficina para os Fiscais Sanitários municipais e estaduais do meio oeste, oeste e extremo oeste de Santa Catarina, o objetivo será uma fomentar o olhar de Saude e Segurança juntos s juntos aos processos produtivos de suas regiões. Ademais, durante os dias que acontece a IV SEMPAT, dentro de Centro de Eventos, com o apoio da FIESC, os participantes da SEMPAT contarão com uma Unidade Móvel do SENAI, com procedimentos de Saúde e Segurança no Trabalho em Altura e Ambientes Confinados. Ademais, o evento contará com uma maquete, com dimensões grandes, da boate kiss, trata- se de um espaço onde as pessoas poderão conhecer as fragilidades que culminaram no desastre de Santa Maria do Rio Grande do Sul, que deve servir aprendizado para que situações semelhantes não aconteçam. O objetivo desses espaços e chamar a atenção para uma consciência prevencionistas.

    Prefeitura de Chapecó