Chuva congelada é registrada em Santa Catarina diz meteorologista

Chuva congelada é registrada em Santa Catarina diz meteorologista

2 de julho de 2020 Off Por Editor



  • Para o meteorologista Leandro Puchalski, ocorreu a queda de pequenas pedras de gelo. Moradores afirmaram que o fenômeno foi rápido e ocorreu por volta das 8h em São Joaquim, na Serra catarinense.

    Santa Catarina registrou a primeira chuva congelada deste inverno no estado na manhã desta quinta-feira (2). Segundo os moradores, o fenômeno foi rápido e ocorreu por volta das 8h em São Joaquim, na Serra catarinense.

    “A chuva gelada ocorre quando uma camada da atmosfera tem uma temperatura um pouco maior, normalmente esse floco, muda para um situação de pequenas pedrinhas de gelo”, explica o meteorologista da NSC Comunicação, Leandro Puchalski.

    A incidência do fenômeno foi confirmada após a análise de vídeos e fotos feitos no alto da localidade de Cruzeiro, a cerca de 15 km do Centro de São Joaquim.

    “Quando a chuva bate na mochila a pedrinha de gelo quica. Algo típico de chuva congelada. Percebemos algo mais próximo de um floco, mas ainda não ocorreu. É na verdade, um grão muito pequeno com diâmetro geralmente inferior a 1 milímetro”, disse Puchalski..

    O meteorologista avaliou que a neve prevista ainda não ocorreu. “Para que os flocos de neve saiam da nuvem e cheguem ao solo é necessário que todas camadas da atmosfera até a superfície tenha temperatura abaixo de 0ºC. Isso é necessário para que o floco no seu deslocamento não perca suas características”, afirma.

    Mínimas abaixo de zero

    As temperaturas foram baixas em diversas cidades de Santa Catarina no início da manhã desta quinta. A menor delas foi registrada em Bom Jardim da Serra, onde a temperatura do ar foi de -1,9°C, por volta das 8h. Segundo o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no estado, não houve neve no município.

    No decorrer do dia, a temperatura deve seguir baixa, apesar da presença do sol. Ainda conforme Martins, as mínimas devem intensificar na sexta-feira (3), principalmente nas regiões mais baixas dos municípios da Serra catarinense. “São esperadas ampla formação de geada, só não na Serra, mas também na região de Florianópolis e Joinville”, disse.

    E a neve?

    Ainda tem chance de ocorrer neve no decorrer de sexta-feira, mas com possibilidade pequena de acordo com Puchalski. “A chance de neve é ainda para esta manhã, depois não mais”, afirma.

    Com informações G1