Covid-19: Rússia vai registrar 1ª vacina do mundo na quarta-feira

Covid-19: Rússia vai registrar 1ª vacina do mundo na quarta-feira

7 de agosto de 2020 Off Por Editor



  • Caso se concretize, país será o primeiro do mundo a ter um imunizante contra a doença; previsão é que vacinação em massa ocorra em outubro no pais.

    A Rússia anunciou nesta sexta-feira (7) que irá registrar oficialmente sua primeira vacina contra a covid-19 na próxima quarta-feira (12), segundo publicado no Sputnik News, agência de notícias russa. A informação foi divulgada pelo vice-ministro da Saúde, Oleg Gridnev. Caso isso seja concretizado, o país será o primeiro do mundo a ter uma vacina contra o novo coronavírus.

    “No momento, o último e terceiro estágio está em andamento. Os ensaios são extremamente importantes. Temos que entender que a vacina deve ser segura. Profissionais de saúde e idosos serão os primeiros a serem vacinados”, disse afirmou Gridnev, segundo divulgado pelo Sputnik.

    Segundo o ministro, a eficácia da vacina será julgada quando a população tiver desenvolvido imunidade.

    A vacina russa contra a covid-19 está sendo desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia, em Moscou, em conjunto com o Ministério da Defesa da Rússia.

    Utiliza o mesmo princípio da vacina de Oxford, que passa por testes no Brasil. É composta por adenovírus, vírus que causa o resfriado comum, enfraquecido, e fragmentos do novo coronavírus, para estimular o corpo a produzir anticorpos. É uma tecnologia que nunca foi usada.

    Segundo o Sputnik, os testes estão sendo feitos no Hospital Clínico Militar de Burdenko e na Universidade Médica Estatal Sechenov, em Moscou. Começaram em 18 de junho e incluíram 38 voluntários. Todos os participantes desenvolveram imunidade, segundo o Sputinik.

    O governo russo entrou em contato com o governo do Paraná e com o Instituto Butantan para a venda a tecnologia, e ambos não descartaram a possibilidade de compra.

    A velocidade do desenvolvimento e a falta de transparência levaram à desconfiança em relação ao imunizante. O Reino Unido, os EUA e o Canadá acusaram a Rússia de ter usador hackers para tentar roubar pesquisas sobre a vacina contra a covid-19.

    Com informações R7