Palestra abordará índices reprodutivos na pecuária

Palestra abordará índices reprodutivos na pecuária

12 de setembro de 2020 Off Por Giracom



  • Último módulo do Ciclo Novus® de Inovações na Nutrição de Gado de Corte abordará índices reprodutivos na pecuária

    O 4º módulo encerra o ciclo de palestras e trará informação técnica aplicada para profissionais do segmento sobre o uso da metionina na fase de reprodução da atividade

    Indaiatuba, 12 de setembro de 2020 – A Novus® convida os profissionais ligados à pecuária de corte para o 4º e último módulo do Ciclo de Inovações na Nutrição de Gado de Corte. O webinar aberto ao público acontecerá em 14 de setembro às 19h (horário de Brasília) e as inscrições podem ser feitas por meio deste link https://bit.ly/336XqyE

    A etapa será ministrada pelo Prof. Dr. Reginaldo Nassar Ferreira da Universidade Federal de Goiás (UFG) e responderá a questão: “Como aumentar os índices reprodutivos com o uso da metionina?”.

    Amplamente utilizada na produção de monogástricos, a metionina – aminoácido essencial – vem se consagrando na produção pecuária leiteira e de corte nos últimos anos e hoje o uso da substância vem se tornando um aditivo de uso estratégico trazendo grandes resultados para a suplementação de bovinos. “A metionina já está consagrada na produção avícola e suinícola. Destaco que sua ação na pecuária se diferencia pela característica da molécula em questão, isso porque as fontes de metionina disponíveis para bovinos não são todas iguais. O análogo de metionina (HMTBa), por exemplo, consegue ser absorvido pelas papilas ruminais e no intestino (fonte de metionina metabolizável), além de exercer uma importante ação no rúmen. Três frentes que considero relevantes na nutrição de ruminantes”, discorre Nassar.

    Toda esta percepção, resultados de pesquisas e de campo com o uso da metionina serão apresentados em sua palestra virtual. “Será uma abordagem atual e surpreendente sobre o uso da metionina na reprodução. Isso porque existe uma ligação da substância com receptores no hipotálamo e conseguinte a liberação de IGF-1 no fígado – importante hormônio na nutrição e reprodução -, entre outros estudos recentes que serão apresentados”, relata o professor e pesquisador da UFG.

    O Gerente de Serviços Técnicos Novus®, Rodrigo Gardinal, salienta que o objetivo é reforçar para os profissionais do meio sobre a importância da metionina para as diferentes fases de produção de gado de corte, especialmente nesta fase de reprodução. “Das fontes de metionina para bovinos, o HMTBa se destaca como inovador, pois não é apenas uma fonte de metionina metabolizável com ação sistêmica, mas como parte de sua ação ruminal, destaque para a melhora de digestibilidade da dieta e aumento da síntese de proteína microbiana, o torna um aditivo de nova geração. Neste módulo apresentaremos toda a rota da metionina e como ela é capaz de melhorar os índices reprodutivos na pecuária de corte”, ressalta.

    Save the date:
    4º módulo: Ciclo de Inovações na Nutrição de Gado de Corte
    Data: 14/09/2020
    Horário: 19h
    Inscrições: https://bit.ly/336XqyE
    Palestrante: Prof. Reginaldo Nassar (UFU)

    Fonte: Assessoria de Imprensa Novus