Projeto para a nova sede do Poder Legislativo de Chapecó é apresentado

Projeto para a nova sede do Poder Legislativo de Chapecó é apresentado

24 de novembro de 2020 Off Por Editor



  • A nova sede da Câmara Municipal de Chapecó foi apresentada no site do poder legislativo nessa terça-feira (24).

    O projeto, que prevê uma reforma no prédio da antiga Prefeitura, atual setor de Tributos, segundo o site, será adequado às necessidades do Poder Legislativo, que incluem o plenário, os gabinetes dos vereadores e o setor administrativo.

    O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela equipe de engenharia da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC).

    Esse é um projeto antigo, que está parado desde 2007, quando então os vereadores da época gastaram R$ 146.000,00 com processos licitatórios e projetos que não andaram. Uma caixa com os projetos e uma maquete foi o que restou do projeto.

    Na época um terreno foi permutado com a prefeitura mas não deu certo porque o tamanho desse terreno não comportaria a nova sede do legislativo. Esse terreno é onde fica o Restaurante Popular no centro de Chapecó. Outro projeto foi feito ao lado da nova prefeitura no alto da avenida Getúlio Vargas mas também não teve prosseguimento na época. Esse projeto além do terreno ser o ideal para construção, comtemplaria os atuais 21 vereadores que temos hoje. Além de uma biblioteca, auditório, sala de reuniões e estacionamento. Com área total de 3.880 metros quadrados seria um estrutura de dois pisos com espaço para garagens e um edifício ecologicamente correto.

    O novo espaço que estão planejando para sede da nova câmara municipal de Chapecó é o antigo prédio da prefeitura, onde se localiza o setor de tributos hoje. O espaço é bem reduzido, além de ser um prédio antigo que dificilmente vai oferecer um local de trabalho apropriado para os nobres edis e os funcionários do poder legislativo. O edifício fica na pior região, bem no centro de Chapecó, onde a movimentação de veículos é absurda nos dias de hoje. Uma audiência pública por exemplo, seria um transtorno sem tamanho, onde a população que tiver interesse em acompanhar não terá nem um local para estacionar. Outro problema para ser resolvido, caso venha a se realizar esse projeto, seria a acessibilidade, que com regras e normas rígidas será quase impossível adequar esse espaço. A saída segundo muitos funcionários seria a construção de uma nova sede com espaço adequado para uma cidade como Chapecó.