Meteorologistas alertam para risco de tempestades no oeste

Meteorologistas alertam para risco de tempestades no oeste

1 de dezembro de 2020 Off Por Editor



  • Meteorologistas Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho emitiram hoje (01) uma atualização referente ao tempo nos próximos dois dias em SC. Conforme eles nessa quarta-feira (02) e quinta-feira (03) há riscos de temporais (chuva forte, granizo e ventania) com predominância no oeste catarinense.

    Nessa quarta-feira (02) segue quente e abafado com sol e variação de nebulosidade. Durante a tarde e noite, o calor aliado às altas taxas de umidade relativa do ar proporcionam a formação de núcleos convectivos de instabilidades provocando pancadas de chuva com raios em pontos mal distribuídos de SC, com destaque para o Oeste, Meio Oeste, Serra e Litoral e Vale do Itajaí (instabilidade termodinâmica). Risco de temporal (chuva forte, granizo e ventania) com destaque para o Oeste.

    MAIOR ATENÇÃO!

    O ingresso de uma frente fria na quinta-feira (03) associada o fluxo de ar convergente transportado da Floresta Amazônica e intensificação de um centro de baixa pressão são os ingredientes necessários para a formação de núcleos convectivos e linhas de instabilidades (fortes chuva, raios, granizo e vendavais) ao longo de SC.

    Alto risco de tempestades (chuva forte, granizo, raios e vendavais acima dos 70/90 km/h) em SC com destaque para os setores do Oeste e Meio Oeste. Transtornos não podem ser descartados.

    Com informações Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho