Enxurrada deixa ao menos 10 mortos e 20 desaparecidos em Presidente Getúlio

Enxurrada deixa ao menos 10 mortos e 20 desaparecidos em Presidente Getúlio

17 de dezembro de 2020 Off Por Editor



  • As fortes chuvas que atingiram o Vale do Itajaí entre a noite desta quarta (16) e a manhã de quinta-feira (17) deixaram ao menos 10 mortos na cidade de Presidente Getúlio, segundo a Defesa Civil estadual. Há cerca de 20 pessoas desaparecidas. As chuvas causaram alagamentos e queda de barreiras. A enxurrada arrastou moradores. A cidade está sem energia elétrica e telefonia.

    Equipes da Defesa Civil Estadual, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atuam desde a madrugada no resgate e levantamento de perdas. Um boletim consolidado será divulgado às 10h, informou o governo.

    Ainda segundo o governo catarinense, a forte enxurrada foi provocada por 125 milímetros de chuva em um espaço de apenas seis horas.

    Conforme os bombeiros voluntários do município, mais de 100 chamados foram feitos entre 22h desta quarta e manhã de quinta.

    Há dificuldade em chegar aos pontos mais críticos devido aos alagamentos e deslizamentos. Uma ponte cedeu. Moradores relataram que a água dentro dos imóveis passou de um metro.

    — A situação é caótica, nós também estamos vulneráveis pois ficamos sem acesso ou tivemos as casas invadidas [pela água]. O bairro mais atingido é o Revólver — contou o bombeiro Alex de Lima.

    O governo enviou o grupo de resposta de Rio do Sul para apoiar os trabalhos dos Bombeiros Voluntários na região, e também determinou o deslocamento de aeronaves do grupo aéreo do CBMSC para atuar nos resgates.

    — O momento é de solidariedade com todas as vítimas. Estamos trabalhando desde as primeiras horas e nossas equipes já estão no local para levar auxílio para aqueles que foram atingidos em Santa Catarina. A situação ainda é de cautela com novos temporais, por isso é importante que a população se mantenha atenta aos alertas da Defesa Civil — declarou o governador, Carlos Moisés da Silva (PSL).

    Com informações NSC Total