Educação Alimentar e Nutricional envolve 338 crianças

Educação Alimentar e Nutricional envolve 338 crianças

9 de maio de 2016 Off Por Chapecó



  • Acadêmica de nutrição realizou atividades de Educação Alimentar e Nutricional com 338 crianças e adolescentes frequentadoras dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município.
    A acadêmica do 8º período do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Siliane Aparecida Stankievicz através da realização do Estágio Supervisionado em Nutrição Social na Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da Secretaria de Assistência Social (SEASC), desenvolveu durante o mês de abril atividades de Educação Alimentar e Nutricional nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Abrigo Municipal da Criança.  A atividade foi realizada com supervisão da nutricionista Ana Paula Benck Pasa.
    Foram desenvolvidas ações nos serviços: Jardim América, Marechal Bormann, Seminário, Villa Real, Abrigo Municipal da Criança, Arte Jovem Passo dos Fortes, Arte Jovem Efapi e Santo Antônio. Durante as ações, 338 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade participaram das atividades, que visam promover uma alimentação mais saudável, balanceada e adequada nutricionalmente, baseada nas escolhas alimentares realizadas.
    Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atendem a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, no contra turno escolar. São realizadas diversas atividades como oficinas de artesanato, jogos de raciocínio lógico, período para realização dos deveres escolares, entre outras.
    Por meio de diversas dinâmicas, compreendendo jogos, exibição de vídeos, brincadeiras, construção da pirâmide alimentar, palestras, confecção de cartazes, medição da quantidade de açúcar de produtos industrializados e oficina culinária através da confecção de um bolo salgado de legumes, foi demonstrado para a garotada como os alimentos podem contribuir para a prevenção de doenças, manutenção da saúde e promoção da qualidade de vida. Também foram ofertadas dicas para elaborar cardápios balanceados, bem como sugestões de preparações utilizando frutas, verduras e legumes nos lanches e demais refeições. O objetivo foi estimular o consumo de frutas, verduras e legumes e reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados.
    A acadêmica de nutrição Siliane destacou que é principalmente na infância que os hábitos alimentares são formados. Esses hábitos tendem a se manter ao longo da vida e irão influenciar fortemente na garantia de uma boa saúde futura, bem como a prevenção de doenças na fase adulta e na velhice. Assim, a educação alimentar e nutricional assume especial relevância, pois está vinculada à produção e assimilação de informações que sirvam de subsídios para auxiliar a tomada de decisões nas escolhas alimentares.
    Ainda no setor da Gerência de SAN, a nutricionista Ana Paula Benck Pasa é responsável pelos Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional que são geridos pela Administração Municipal, sendo eles o Restaurante Popular Bandejão, que atualmente atende em média 1.000 refeições por dia com um custo ao cliente de 3,00. A Cozinha Comunitária da Cidade do Idoso, onde são servidas diariamente 140 refeições gratuitamente aos idosos, e o Banco de Alimentos, que beneficia 85 programas e projetos, dentre os quais: Grupos de Convivência de Idosos, Serviços de Acolhimento, Serviços de Convivência, Casas Lares e ainda abastece a Cozinha Comunitária, sendo que no total coleta e distribui em média 10.000 kg de alimentos por mês. A origem de grande parte dos alimentos é adquirida da Agricultura Familiar, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), contribuindo com o fortalecimento da agricultura e economia local.
    foto-02 foto-01 (1) foto-04 foto-03

    Prefeitura de Chapecó