Vacinação inicia daqui pouco em Chapecó

Vacinação inicia daqui pouco em Chapecó

19 de janeiro de 2021 Off Por Editor



  • O ato oficial de início da vacinação contra a Covid-19 em Chapecó será daqui pouco às 15h30 desta terça-feira, no auditório da Prefeitura Municipal.

    Três pessoas representando os profissionais da saúde, idosos e indígenas, que são os grupos prioritários, serão os primeiros a receberem a Coronavac.

    A primeira moradora que receberá a vacina será a enfermeira Julia Copetti de 50 anos. Ela atua na linha de frente a Covid-19. Julia mora há 47 anos em Chapecó, e trabalha no HRO há 18 anos.

    Samuel Renhko Cândido será o primeiro indígena há receber a vacina.

    Das 5,3 mil doses que chegaram para os 39 municípios da região Oeste, são 3.367 doses para Chapecó. O avião Arcanjo, dos Bombeiros, que trazia a Coronavac chegou por volta das 11h20, no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso. Depois as vacinas foram para a central de frios da macrorregional de Saúde do Estado, na antiga secretaria do Oeste. De lá será feita a distribuição para os municípios.

    Em Chapecó a vacinação inicia pelos profissionais dos hospitais que atuam na UTI Covid e Enfermaria Covid. Depois nos ambulatórios Covid do município. Só para os profissionais de saúde. Estão reservadas para os indígenas da Aldeia Kondá e Toldo Chimbangue 1.156 doses.

    Também serão vacinados idosos em instituições como o centro de convivência. Inicialmente essas doses não cobrem o grupo da primeira etapa de vacinação, que inclui 16 mil pessoas. Mas o secretário da Saúde de Chapecó, Luiz Carlos Balsan, ressaltou a importância histórica desta data, pois representa o início da imunização para que possamos voltar à normalidade, daqui a alguns meses. Além disso a chegada da vacina começa a atender as pessoas que estão na linha de frente do combate à doença, além de outros grupos de risco.