Profissionais da saúde e vice-cacique são os primeiros vacinados em Chapecó

Profissionais da saúde e vice-cacique são os primeiros vacinados em Chapecó

19 de janeiro de 2021 Off Por Editor



  • Duas profissionais da área da saúde e o vice-cacique da Aldeia Kondá foram as três primeiras pessoas a tomarem a vacina contra a Covid-19, em Chapecó, em ato realizado na tarde desta terça-feira, no auditório da prefeitura de Chapecó.

    O momento era tão importante que até a auxiliar de enfermagem a secretaria de Saúde, Ângela Maria Sartor, com 48 anos e 19 anos de experiência em vacinação, teve um certo nervosismo.

    – É uma emoção e uma alegria. Parecia que eu estava aplicando minhas três primeiras vacinas. O último ano foi difícil, mas agora podemos fazer a prevenção contra a doença – disse.

    O primeiro a ser vacinado foi o vice-cacique Samuel Renhko Farias Candido.

    “Foi tranquilo. É um privilégio para o povo indígena receber essa proteção contra a doença”, explicou. Em Chapecó são 1.156 doses para as aldeias Kondá e Toldo Chimbangue, o que é suficiente para imunizar toda a população acima de 18 anos.

    A segunda a ser vacinada foi a técnica em enfermagem Júlia Copetti, 50 anos, que há 18 anos trabalha no Hospital Regional do Oeste. Desde abril está trabalhando na UTI Covid do hospital.
    -Sinto uma gratidão enorme por ter sido escolhida. Muita gente ainda tem medo da vacina mas eu sinto gratidão. Espero que tudo dê certo”, declarou.

    A terceira a receber a vacina foi a auxiliar de enfermagem do Ambulatório de Campanha da Efapi, Débora Almeida, 37 anos, que atende pacientes com suspeita de Covid.

    “É um privilégio receber a vacina. A gente vê tanta gente sofrendo, algumas morrendo, e agora vem a vacina. A gente sempre cuidou mas agora pode trabalhar e atender a população com mais segurança”, explicou.

    As 3.367 doses de vacina que vieram para Chapecó, serão suficientes para a população indígena, para 29 pessoas do Centro de Convivência do Idoso e os profissionais que atuam nos setores de Covid dos hospitais e dos ambulatórios.

    De acordo com o Gerente de Vigilância da secretaria de Saúde, Rodrigo Momoli, esta é a primeira dose e, dento de 14 a 28 dias virá a segunda dose, que já foi reservada pela secretaria de Saúde do Estado.

    A vacinação nos hospitais iniciou ainda nesta terça-feira. A vacinação dos profissionais de saúde dos ambulatórios municipais, indígenas e no Centro de Convivência do Idoso inicia somente nesta quarta-feira.
    A secretaria de Saúde também aguarda a vinda de mais doses de vacina para dar sequência na vacinação dos profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos, que estão no grupo de 16 mil chapecoenses da primeira fase.

    O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, agradeceu a vinda das primeiras doses da vacina que veio gratuitamente do Governo Federal.

    “É um momento histórico. Nesta caixinha está a esperança de vida. Ainda vai demorar um pouco para imunizar mais pessoas. Rogo que outras vacinas também sejam liberadas o quanto antes”, disse o prefeito.
    Ele também aguarda a liberação da vacina russa Sputnik para ampliar a imunização em Chapecó e retomar a normalidade o quanto antes.