Chapecó completa um ano sem registro de feminicídio

Chapecó completa um ano sem registro de feminicídio

23 de janeiro de 2021 Off Por Eduardo Grassi



  • O município vem apresentando constantes avanços no enfrentamento da violência contra a mulher, chegando a completar um ano sem registro de feminicídio, que é o assassinato de mulher no contexto de violência doméstica. O último caso, ocorrido em 14 de janeiro de 2020, foi de uma senhora idosa, morta pelo filho, numa tragédia familiar, em que o autor suicidou-se após cometer o crime.
    O município vem apresentando significativa queda de feminicídios nos últimos anos, pois em 2017 foram registrados sete casos, já em 2018 e 2019, foram dois casos em cada ano, encerrando 2020, com um único caso, enquanto, infelizmente, no Estado todo de Santa Catarina foi registrado 57 casos.
    Os bons resultados em Chapecó são fruto do empenho e comprometimento das várias instituições e entidades que atuam no enfrentamento da violência contra a mulher na cidade, sendo que a existência de uma casa para abrigar vítimas de violência tem sido fundamental na preservação de suas vidas.
    Outro fator importante para a redução dos números, foi a criação de um novo crime na Lei Maria da Penha, em 2018, possibilitando a prisão em flagrante do agressor que descumpre medidas protetivas de urgência, sem possibilidade de ser solto mediante fiança, o que aumentou os casos de prisão. Desse modo, somente no ano de 2020, foram realizadas 223 prisões por violência doméstica em Chapecó, e encaminhados pela DPCAMI 690 pedidos de medidas protetivas de urgência.
    A violência contra a mulher é um flagelo nacional, que classifica o Brasil como 5º país mais violento do mundo. A forma mais eficiente para rompimento do ciclo de violência é a formalização de denúncias aos órgãos de proteção. Por isso, a Polícia Civil de Santa Catarina criou a Delegacia de Polícia Virtual da Mulher, através da qual as vítimas podem registrar o boletim de ocorrência sem sair de casa, bastando acessar o site da instituição (www.pc.sc.gov.br), ou através do DISQUE-DENÚNCIA 181, e também do Whatsapp (48) 9 8844-0011.