Deputado Mauro de Nadal é eleito presidente da Alesc

Deputado Mauro de Nadal é eleito presidente da Alesc

1 de fevereiro de 2021 Off Por Editor



  • Foram 38 votos dos deputados da Assembleia Legislativa de Santa Catarina a favor do parlamentar.

    O deputado Mauro de Nadal (MDB) foi eleito na tarde desta segunda-feira (1º) presidente da Assembleia Legislatvia de Santa Catarina (Alesc). Foram 38 votos a favor dele e duas ausências. Nadal foi o único candidato.

    O novo presidente vai comandar a Casa no biênio 2021-2023. Após ser eleito, Nadal discursou presencialmente na assembleia por quase 15 minutos.

    “Iremos primar pela boa gestão, fazendo o melhor e gastando menos. Aplicando bem os recursos e fazendo a coisa certa. Tenho por meta diminuir a burocracia. Na era digital, o avanço da gestão pública exige que seja descontinuado o uso de papel e caneta. Transparência será outro pilar dos nossos atos enquanto presidente”, afirmou Nadal no discurso.

    A votação ocorreu de forma nominal. Alguns deputados foram presencialmente à Alesc, enquanto outros trabalharam remotamente.

    As duas ausências foram da deputada Ada de Luca (MDB) e de Júlio Garcia (PSD), que foi o presidente da assembleia até domingo (31) e está preso preventivamente suspeito de integrar o suposto esquema investigado na Operação Alcatraz.

    Em seguida, Nadal convocou outra sessão para a eleição dos demais integrantes da mesa diretora: 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário.

    As candidaturas para esses cargos podem ser apresentadas individualmente ou em chapa. A votação também é aberta e nominal.

    Quem é Mauro de Nadal

    O novo presidente da Alesc tem 49 anos e nasceu em Caibi, no Oeste, conforme a assembleia. Ainda jovem, mudou-se com a família para Cunha Porã, a cerca de 28 quilômetros de Caibi. Nadal se formou em direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Chapecó, também no Oeste.

    Em 2000, ele se candidatou a prefeito de Cunha Porã. Foi reeleito e ficou no cargo até 2008. Em seguida, atuou dentro do governo de Luiz Henrique da Silveira. Depois, candidatou-se a deputado estadual em 2010 e foi eleito suplente. Em 2013, assumiu o mandado após César Souza Júnior se tornar prefeito de Florianópolis.

    Nadal se reeelegeu deputado estadual em 2014 e 2018. Ele está na terceira legislatura e já foi líder da bancada do MDB e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Alesc.

    Mensagem do governador e início das sessões ordinárias

    Na terça (2), deve ocorrer a leitura da mensagem anual do governador. Trata-se de uma sessão especial. Já na quarta (3), deve ocorrer a primeira sessão ordinária do ano.

    com informações G1 SC