Prefeitura faz reunião para tratar sobre medidas para conter imigração ilegal em Chapecó

Prefeitura faz reunião para tratar sobre medidas para conter imigração ilegal em Chapecó

2 de fevereiro de 2021 Off Por Editor



  • A questão da imigração ilegal foi tema de uma reunião realizada na manhã desta terça-feira, na Prefeitura de Chapecó. Entre os presentes estavam o prefeito, João Rodrigues, o secretário de Governo, Thiago Etges, a secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, o Procurador-Geral do Município, Jauro Von Gehlen, o diretor de Segurança Pública, Clóvis Leuze, o Delegado Regional, Ricardo Casagrande, o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, major Ademir Barcarollo, o comandante da 4ª Região de Polícia Militar de Fronteira, coronel Jorge Luiz Haack, o delegado da Polícia Federal, Fabrício Argenta e o conselheiro em Segurança, Márcio Bueno.

    Muitos imigrantes têm vindo para Chapecó para colaborar com sua força de trabalho e amenizar uma demanda por trabalhadores, principalmente no setor agroindustrial, que tem aumentados as exportações.

    No entanto há uma preocupação com a imigração ilegal, já que o Brasil fechou as fronteiras. Durante a reunião foi tratado sobre a vulnerabilidade social desta população. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, disse que o município está dando todo o apoio para quem está legal, com moradia e alimentação na Casa de Passagem, encaminhamento para emprego e tratamento.

    Por outro lado, a imigração ilegal é muito problemática, dada a impossibilidade de oferta de atendimento ou mesmo de encaminhamento para vagas de emprego. Esta situação precisa ser enfrentada com rigor, e a Administração editará a legislação necessária.

    “Os imigrantes ilegais serão encaminhados para que a Polícia Federal tome as medidas cabíveis para encaminhá-los de volta a seus países de origem. As companhias aéreas e terrestres que transportarem imigrantes ilegais para Chapecó serão responsabilizadas a arcar os custos para o retorno destas pessoas aos locais de onde vieram”, disse o prefeito.

    Essa é mais uma das medidas que a administração vem tomando para evitar o aumento da população em situação de rua e também outros problemas sociais na questão de segurança.