Câmara de Chapecó retoma sessões na próxima segunda-feira

Câmara de Chapecó retoma sessões na próxima segunda-feira

5 de fevereiro de 2021 Off Por Editor



  • A 19ª legislatura da Câmara Municipal de Chapecó inicia seus trabalhos em plenário na próxima segunda-feira (08). Desde o dia quatro de janeiro, os gabinetes no legislativo estão atendendo normalmente e agora será dado início também aos trabalhos nas sessões ordinárias.

    São 21 vereadores que terão a prerrogativa de legislar e fiscalizar, apresentando e elaborando leis, requerimentos, moções e indicações. Antes de serem levadas ao plenário, os projetos de lei devem ser analisados em comissões permanentes: legislação, justiça e redação final; finanças e orçamento; obras e serviços públicos; saúde e assistência; educação; agricultura e meio ambiente; segurança pública e cidadania e ética e decoro parlamentar. Cada comissão é formada por três vereadores e os membros serão definidos nas primeiras sessões.

    Já os integrantes da mesa diretora foram eleitos no dia da posse, em primeiro de janeiro. O presidente da Câmara é o vereador João Marques Rosa (PSL), o vice-presidente escolhido é o vereador Adão Teodoro (PSD), assume a primeira secretaria o vereador Wilson Cidrão (Patriota) e o vereador Valdemir Stobe (PTB) responde pela segunda secretaria.

    Além dos quatro vereadores da mesa diretora, os outros 17 parlamentares são os seguintes: Aderbal Pedroso (PSD), Andre Kovaleski (PL), Cesar Valguda (PC do B), Claudair Sanzovo (PSL), Deise Schilke (PT), Derli Maier (MDB), Fernando Cordeiro (PSC), Ivaldo Pizzinatto (PSL), Marcilei Vignatti (PSB), Nelson Krombauer (PP), Neuri Mantelli (MDB), Sueli Suttili (PSD), e Valdir Carvalho (PT). Quatro vereadores suplentes já tomaram posse: Delvino Dall Rosa (PSD), Luiz Agne (PSD), Mauro Zandavalli (PSD) e João Siqueira (PP). Eles assumiram no lugar de vereadores titulares que exercem atividades na Prefeitura de Chapecó: Luiz Cararo (PSD), Valmor Scolari (PSD), Elisiani Sanches (PSD) e Claimar de Conto (PP).

    Este ano, os vereadores deverão realizar 110 sessões ordinárias. “Não há mais recesso no mês de julho, portanto, teremos 10 reuniões plenárias a mais do que em anos anteriores”, lembrou o presidente João Rosa. Além das sessões ordinárias, os vereadores podem organizar via requerimento aprovado, sessões solenes, audiências públicas e reuniões de trabalho.

    Em função da pandemia, a presença de público em plenário ainda não é permitida. A transmissão das sessões terá uma novidade a partir deste ano. Além da exibição pelos canais tradicionais, como o site da câmara (www.cmc.sc.gov.br) e o canal do legislativo no Youtube, haverá também transmissão ao vivo pela página oficial da câmara no Facebook, sempre com início previsto para às 16 horas. O prefeito João Rodrigues (PSD), também deverá participar da primeira sessão ordinária do ano.

    Com informações Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Chapecó