Primeira PM trans de SC tem identidade reconhecida após 10 meses de espera

Primeira PM trans de SC tem identidade reconhecida após 10 meses de espera

19 de fevereiro de 2021 Off Por Editor



  • Dez meses após conquistar na Justiça o direito de alterar seus dados de identificação em todos os documentos, o que inclui a carteira funcional, a sargento Priscila Diana, primeira trans a vestir uma farda da Polícia Militar de Santa Catarina, foi reconhecida como mulher pelo Estado nessa quinta-feira (18).

    Enquanto lutava por um direito já adquirido, sargento Diana precisou deixar o comando do policiamento operacional para cumprir funções adminstrativas. As alterações ocorreram após publicação do desabafo da militar na imprensa.

    Foi durante a noite de quinta-feira, em mais uma das inúmeras consultas ao portal do servidor da Secretaria de Administração do Estado (SEA), que a militar, de 43 anos, viu pela primeira vez seu nome e gênero atualizados após a transição.

    – Só falta agora a polícia mudar nos sistemas internos e eu fazer uma nova identidade funcional em Florianópolis – comenta aliviada, mas ainda ansiosa para retornar às atividades operacionais que realizava antes da transição, desde os 19 anos.

    A Polícia Militar informou à reportagem, que o processo cadastral depende apenas do tempo burocrático, mas que no caso da sargento Diana, deve ser imediato. Informou, ainda, através de assessoria, que com a conclusão do no cadastro interno, a militar estará liberada para suas atribuições.

    Enquanto aguarda os últimos processos burocráticos, aliviada e cheia de expectativas pelo retorno ao comando do policiamento ostensivo da região onde atua, sargento Diana reforça a importância de se manter confiante e firme quanto aos objetivos:

    – Temos que ser uma fonte de incentivo às pessoas que perderam a esperança de realizar seus sonhos, seja lá qual for.

    Com informações NSC Total