Cento de Avançado de Atendimento à Covid registra oito a dez altas por dia em Chapecó

Cento de Avançado de Atendimento à Covid registra oito a dez altas por dia em Chapecó

15 de março de 2021 Off Por Editor



  • O Centro Avançado de Atendimento à Covid-19, que é uma espécie de hospital de campanha que foi instalado no Centro de Cultura e Eventos, no final do mês passado, está sendo visto como uma iniciativa exemplar, com elogio até o ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo. Na manhã desta segunda-feira o consultor e coordenador da equipe médica, Michel Cadenas, fez uma explanação para representantes do Comitê de Enfrentamento à Covid.

    “Foi uma decisão muito acertada. Essa estrutura permite atender os pacientes com mais qualidade, é um local onde recebem toda a assistência, permite monitorarmos os pacientes conforme a gravidade e, nos casos mais graves, fazer a estabilização. Diariamente nós temos oito a dez altas no hospital de campanha”, disse Cadenas.

    No local, onde existem 75 leitos de enfermaria e 20 de uma Unidade de Tratamento Semi-Intensivo, os leitos são selecionados por quatro cores. Azul representa vaga aberta, verde é leve, amarelo é moderado e vermelho é grave.
    Cadenas afirmou que apenas 4,7% dos pacientes evoluem para quadros graves. No entanto, sem essa estrutura, o número de óbitos seria maior, pois as pessoas não teriam onde ser internadas. Para se ter uma ideia, antes do Centro de Eventos a UPA chegou a ter 50 pacientes internados, o Ambulatório da Efapi teve 18 e, no Ivo Silveira, havia 12 pessoas internadas, pois não havia mais espaço no Hospital Regional do Oeste. No momento há vagas de enfermaria.

    O secretário de Saúde de Chapecó, Luiz Carlos Balsan, disse que os pacientes com sintomas respiratórios leves suspeitos de Covid, devem se dirigir para uma das 26 unidades de Saúde. Em casos moderados, devem ir para os Ambulatórios da Efapi, Ivo Silveira e UPA. Quem precisar ser internado, vai para o Centro Avançado de Atendimento à Covid. Lá os pacientes graves entram na regulação do estado para transferência para o Hospital Regional do Oeste, ou outro hospital da região.