Guarda Municipal de Chapecó ultrapassa 4.000 atendimentos relacionados à Covid-19 desde o início da pandemia

Guarda Municipal de Chapecó ultrapassa 4.000 atendimentos relacionados à Covid-19 desde o início da pandemia

18 de março de 2021 Off Por Editor



  • Há exatamente um ano iniciou-se um dos maiores desafios já enfrentados nestes quase 10 anos de Guarda Municipal em Chapecó, a luta contra a pandemia Covid-19.

    O enfrentamento ao Coronavírus iniciou em 18 de março de 2020, com o primeiro lockdown instituído em nosso Município. Inicialmente pouco se sabia sobre o vírus. A Guarda Municipal, assim como aos outros de segurança pública incumbiu garantir o cumprimento das medidas restritivas impostas.

    Apesar de não ser uma missão fácil restringir o trabalho, a convivência social, o lazer das pessoas, foram medidas muitas vezes necessárias para evitar cenários ainda piores. A instituição sempre buscou pautar sua atuação no bom senso, na empatia e na educação e, desta forma, tem conseguido a colaboração da grande maioria da população chapecoense nas ocorrências que atendeu.

    Neste um ano de atuação na pandemia a Guarda Municipal tem atuado com orientação, isolamento de espaços públicos, apoio a outros órgãos de segurança pública, de fiscalização, além dos serviços de saúde. Ainda em junho de 2020 foi atribuída a Guarda Municipal a função de fiscalizar os descumprimentos às normas relacionadas à Covid-19. Desde então, a Guarda Municipal já lavrou 430 autos de infração sanitária para pessoas e estabelecimentos infratores, com a interdição de estabelecimentos e a prisão de pessoas pela prática de infrações penais.

    A Guarda Municipal segue com o foco na prevenção e na continuidade do trabalho de combate a propagação do Coronavírus juntamente com a administração municipal, ressaltando sempre a importância da conscientização da população e estando à disposição da população chapecoense através da Central de Operações 153.