Provas de astronomia envolvem três mil alunos

Provas de astronomia envolvem três mil alunos

13 de maio de 2016 Off Por Chapecó



  • Cerca de três mil alunos de oito escolas da rede pública municipal de Chapecó participaram das provas da 19ª edição Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Com a finalidade de aproximar os alunos das ciências espaciais, a Secretaria de Educação desenvolveu nas unidades de ensino atividades que incluíram desde conversas com os coordenadores pedagógicos a observação de planetas e estrelas.

    O Secretário de Educação de Chapecó, Nemésio Carlos da Silva, avalia que todo este processo vem somar ao conteúdo desenvolvido em sala de aula e atividades práticas, proporcionado aos alunos novas experiências. “Mais que uma competição, estamos diante de um incentivo a mais à produção científica nas escolas” destaca.

    A competição envolveu alunos do 4º ao 9º ano. Desde sua implantação a OBA propõe apresentar para estudantes de todo o território nacional o maior número de informações possíveis sobre as ciências espaciais para sala de aula.

    A olimpíada é composta em quatro níveis; os três primeiros se destinam aos alunos do ensino fundamental e o quarto, para os alunos do ensino médio e a prova foi composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. Após a realização da prova, medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível.

    oba1

    Prefeitura de Chapecó