Fruta cítrica de 3 quilos é encontrada por moradora no quintal de casa em SC: ‘Me assustei’, diz

Fruta cítrica de 3 quilos é encontrada por moradora no quintal de casa em SC: ‘Me assustei’, diz

23 de março de 2021 Off Por Editor



  • Árvore que deu o fruto é conhecido como pomeleiro, mas era cultivado pela família como sendo pé de laranja-lima. Família usou o pomelo em encenação religiosa sobre terra de frutos gigantes.

    Uma fruta cítrica com 3,165 quilos e 33 centímetros foi encontrada no quintal da casa de uma moradora de Joinville, no Norte catarinense. Marciana Maria Cristofolini Tamazzia conta que a fruta foi partida na segunda-feira (22), divida com outros familiares e o resto foi guardado para ser consumido nos próximos dias.

    O fruto foi localizado no sábado (20) enquanto a artesã podava o pé de pomelo, que até então, era cultivado pela família com sendo um pé de laranja-lima.

    “Achei quando estava limpando em volta do pé, me assustei no momento porque era muito maior que o normal “, conta Marciana.
    Ela identificou Segundo ela, a ‘laranja gigante’ com a casca dourada estava pendurada em um galho da árvore frutífera comprada pelo marido há dez anos. Os frutos da árvore sempre foram maiores que o tamanho normal.

    “Fiz foto e corri para chamar meu marido. Quando falei para olhar o tamanho da laranja que nasceu, ele disse: ‘sim, eu sei, elas são grandonas mesmo’. Depois, quase caiu para trás quando viu pessoalmente”, disse.

    O casal acreditava tratar-se de um pé de laranja-lima, na hora da compra, mas como os frutos iam além do tamanho médio, eles dizem que atualmente não conseguem precisar de que espécie se trata.

    “São laranjas maiores que o normal, só que essa é tipo 3 vezes maior. Ela era tão grande que chegou a encurvar o galho. [Abrimos ela] e tinha gosto de laranja-lima. Consumimos até agora umas 600 gramas.”, afirma.

    A fruta foi colhida pelo casal no sábado. No domingo (21), a laranja virou parte de uma encenação online feita para igreja em que o casal frequenta. Ironicamente, a passagem abordava o tema “Canaã”, a terra de frutos gigantes.

    “Todos ficaram assustados com o tamanho. Me senti em Canaã”, diverte-se a artesã.

    Segundo a pesquisadora e professora do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC), Rosete Pescador, a espécie é originária da Ásia e conhecida popularmente como pomelo, sendo o seu nome científico citrus máxima.

    “Ela não é laranja botanicamente[…], mas de forma muito coloquial, sim”, diz a especialista.

    Quanto ao tamanho, a professora confirma que essas proporções são esperadas dos frutos do pomeleiro, nome da planta que dá origem a essa essa fruta cítrica.

    A espécie não é muito cultivada no Brasil e sim em países como Argentina e Uruguai, segundo a pesquisadora. O consumo pode se dar in natura ou para fazer doces.

    Com informações G1 SC