Estiagem em SC deixa 21 cidades em situação crítica ou de alerta para desabastecimento de água

Estiagem em SC deixa 21 cidades em situação crítica ou de alerta para desabastecimento de água

27 de abril de 2021 Off Por Editor



  • Com o volume de chuva baixo no mês de abril, situação piorou no Oeste nos últimos meses. Só no Litoral catarinense choveu dentro da média.

    Santa Catarina tem 11 cidades em situação crítica para a estiagem. De acordo com boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado divulgado pela Defesa Civil, outros 10 municípios estão alerta por conta da falta de chuva.

    Além das 21 cidades com a situação mais complicada, outros 93 municípios estão em situação de atenção para a falta de chuva.

    Com o volume de chuva baixo no mês de abril, a situação piorou no Oeste nos últimos meses. Somente no Litoral catarinense a precipitação foi dentro da média entre 1º a 21 de abril.

    De acordo com a classificação de risco, as cidades em nível crítico estão com os mananciais utilizados no abastecimento de água afetados significativamente.

    Desta forma, nestes municípios são necessárias “ações de rodízio prolongadas, intervenções de infraestrutura hídrica e ajuda humanitária”.

    Cidades em situação crítica para a estiagem:

    Anchieta;
    Bom Jesus do Oeste;
    Coronel Martins;
    Descanso;
    Dionísio Cerqueira;
    Guaraciaba;
    Planalto Alegre;
    São Miguel da Boa Vista;
    São Miguel do Oeste;
    Vargem;
    Zortéa.

    Chuva abaixo da expectativa

    Segundo o informe da Defesa Civil, os primeiros 20 dias de abril foram de chuva muito abaixo da média em quase todas as regiões de Santa Catarina. Os acumulados não chegaram aos 50 milímetros no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, Alto e Médio Vale do Itajaí.

    Para efeito de comparação, no litoral os acumulados ficaram acima de 70mm, com regiões pontuais somando 150mm. O documento apontou que houve cidades do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, Alto e Médio Vale do Itajaí que acumularam de 16 a 21 dias sem chuva.

    Com informações G1 SC