Defesa Civil recomenda que seja decretada situação de emergência devido a estiagem em Chapecó

Defesa Civil recomenda que seja decretada situação de emergência devido a estiagem em Chapecó

7 de maio de 2021 Off Por Editor



  • Segundo informações da Defesa Civil, um parecer técnico foi encaminhado ao gabinete do prefeito João Rodrigues, recomendando um decreto de situação de emergência devido a estiagem em Chapecó.

    A Defesa Civil agora aguarda que a prefeitura emita esse decreto.

    Dados do Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado mostram que, na última quinzena, Santa Catarina registrou expansão da área de estiagem principalmente no Oeste e Meio-Oeste. De acordo com o documento, divulgado ontem quinta-feira, 06, pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), 15 municípios estão em estado crítico frente à seca. No último relatório apresentado em abril, havia 11 cidades neste patamar.

    Entre os municípios em estado crítico de abastecimento devido à estiagem, além de Chapecó, estão: Abdon Batista; Águas Frias; Anchieta; Bom Jesus do Oeste; Concórdia; Coronel Martins; Descanso; Dionísio Cerqueira; Guaraciaba; Monte Carlo; Planalto Alegre; São Miguel da Boa Vista; São Miguel do Oeste e Zortéa.

    Além disso, dos 283 municípios que encaminharam informações, 163 municípios estão em estado de normalidade; 97 de atenção, e oito em alerta.

    O Boletim Hidrometeorológico Integrado é um estudo quinzenal, coordenado pela SDE, por meio da Sema, juntamente com a Defesa Civil de Santa Catarina, Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e outras agências reguladoras do Estado.