Ecoparque receberá plantio de árvores nativas

Ecoparque receberá plantio de árvores nativas

19 de maio de 2021 Off Por Editor



  • Sábado às 7:h30, no Ecoparque, serão plantadas 45 mudas nativas de araucária e cinco outras mudas, dentre elas pitangueira.
    A ação é uma parceria da Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDEMA), com a Escola Dom Bosco. Ela faz parte do Projeto Sementes do Futuro, que tem o propósito de conscientizar as crianças da educação infantil e do fundamental para preservação do ecossistema local, desenvolvendo nos alunos o senso de responsabilidade pela conservação do planeta e seus recursos naturais.
    O plantio será acompanhado pelo Eng. Agrônomo Fábio Pit, que dá detalhes da operação: “ o plantio acontece em momento propício, já que estamos na melhor época do ano para o bom desenvolvimento das mudas em solo; estes exemplares, difíceis de utilizar em arborização de ruas, encontram nos parques um local adequado para a conservação desta espécie, que atualmente, estão na lista de espécies ameaçadas de extinção; outro fator que devemos salientar é que na ocasião do plantio será realizado o registro dos exemplares, junto dos órgãos competentes, para que se, no futuro, houver a necessidade de intervenção em tais árvores, isso possa ser feito dentro da legalidade e com planejamento; a exemplo do que foi feito em meados de 2019 com os eucaliptos substituídos por exemplares nativos neste mesmo local”.
    Este trabalho faz parte do planejamento do Plano de Arborização Urbana de Chapecó, e tem por objetivo melhorar ainda mais a arborização da cidade, levando em consideração aspectos técnicos e ecológicos.