Árvores que ameaçam prédio histórico de Chapecó serão retiradas

Árvores que ameaçam prédio histórico de Chapecó serão retiradas

25 de maio de 2021 Off Por Editor



  • Duas paineiras que estão ameaçando a estrutura do prédio da antiga prefeitura de Chapecó, situado na Avenida Getúlio Vargas, esquina com a rua Marechal Floriano Peixoto, terão que ser cortadas.

    De acordo com a responsável pela Secretaria de Cultura, Roselaine Vinhas, as raízes das árvores estão causando rachaduras nas paredes do prédio que foi a segunda Prefeitura de Chapecó, sendo a primeira em alvenaria.

    Roselaine citou que existem algumas peculiaridades, como uso de areia do rio Uruguai na construção. Além disso o prédio foi tombado como patrimônio histórico do município pelo decreto 17.594, de novembro de 2007. Roselaine informou que a construção iniciou na década de 1950 e, sua inauguração, foi na década de 1960.

    Além das raízes as folhas das árvores também acabam entupindo as calhas e causando infiltração, o que é uma ameaça aos acervos do Museu Antônio Selistre de Campos, Museu Histórico e Artístico de Chapecó, Museu da Colonização e Memorial Paulo de Siqueira.

    Um parecer do Ministério Público de Santa Catarina revela que: “pelo menos uma das árvores do jardim do imóvel interfere na estrutura do prédio (devido ao tipo de raiz) e em outros aspectos de sua conservação (por exemplo a integridade das coberturas)”. O Ministério Público sugeriu investigação profunda e seu real impacto ao museu.

    Uma vistoria técnica realizada pela Diretoria de Meio Ambiente, da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDEMA), realizada em 13 de agosto de 2020, orientou a supressão das árvores:

    “As referidas árvores estão sadias, porém por se tratar de uma espécie de porte muito grande, possuir raízes superficiais extremamente agressivas, não é indicada para o plantio próximo às edificações e equipamentos públicos, pois podem atingir até 30 metros de altura, além de possuir um tronco coberto de espinhos. No local citado houveram danos às calçadas, rachaduras em paredes e casos e danos ao telhado causando infiltrações no interior do prédio.”

    O replantio de outras espécies de árvores nativas será providenciado em outro local.