“O Chapecozinho tem maior quantidade e melhor qualidade de água para captação”, diz representante da Casan na Câmara de Chapecó

“O Chapecozinho tem maior quantidade e melhor qualidade de água para captação”, diz representante da Casan na Câmara de Chapecó

26 de maio de 2021 Off Por Editor



  • O Rio Chapecozinho é considerado o melhor local para captação de água, de acordo com representantes da Casan, que estiveram presentes em sessão ordinária, na Câmara de Vereadores de Chapecó. Os servidores e técnicos da companhia, foram convidados a participar da reunião plenária, via requerimento de autoria do vereador Derli Maier (MDB). A proposição solicitava respostas sobre as ações efetivas da Casan para o período de estiagem, previsto para os próximos meses, em Chapecó.

    Um dos principais questionamentos dos vereadores foi em relação às obras de adutora do Rio Chapecozinho, que será responsável por abastecer os municípios de Chapecó, Cordilheira Alta, Xaxim e Xanxerê. Os vereadores queriam saber o motivo do projeto não contemplar a captação do Rio Uruguai.

    O diretor administrativo da Casan, Evandro Martins, disse que vários estudos em diversos mananciais foram feitos para avaliar o melhor local de captação. Segundo ele, a conclusão dos estudos foi de que o Rio Chapecozinho tem a maior quantidade e melhor qualidade de água. “O momento de pior vazão do local é de 2.500 litros por segundo, sendo que será captado a metade disso para abastecer os quatro municípios da região”, explicou.

    A qualidade da água do Chapecozinho também é superior aos demais mananciais, de acordo com os técnicos. “O Rio Uruguai, por exemplo, tem muitas algas, herbicidas e pesticidas. São vários afluentes que deságuam no Uruguai, que abrangem aproximadamente 100 municípios, o que diminuiu muito a qualidade de água do rio”, contou o superintendente regional da Casan, Daniel Scharf.

    Os representantes da companhia, ainda falaram de alguns investimentos previstos para os próximos meses como abertura de poços artesianos, dragagem e limpeza mecanizada do Lajeado São José, construção e ampliação de reservatórios de água em Chapecó.

    Rio Chapecozinho