Promotor dá lição em homofóbicos em SC ao arquivar denúncia contra live ‘Criança Viada’

Promotor dá lição em homofóbicos em SC ao arquivar denúncia contra live ‘Criança Viada’

31 de maio de 2021 Off Por Editor



  • O Ministério Público de Santa Catarina arquivou uma representação contra a live ‘Roda Bixa, Criança Viada Show’, que foi censurada pela prefeitura de Itajaí no dia 14 de maio. Na justificativa, o promotor Diego Rodrigo Pinheiro não apenas afastou qualquer ofensa ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – visto que se tratava de um evento para adultos – mas também deu uma ‘lição’ nos homofóbicos: determinou que os autores de denúncias com conteúdo mentiroso sejam identificados e investigados pela polícia.

    A identificação caberá ao Conselho Tutelar, que encaminhou as denúncias ao Ministério Público. A 4ª Promotoria de Justiça de Itajaí pede que sejam localizados “os autores das denúncias que descrevem a existência de apologia à pedofilia, de conteúdo sexual para crianças e de que estariam ensinando sexo para crianças, com a posterior remessa à Autoridade Policial para apurar prática de crime”.

    O promotor afirma que “as denúncias recebidas pelo Conselho Tutelar, além de trazerem grave conteúdo inverídico e discriminatório, podem caracterizar homofobia”, e destaca que, se o conteúdo da live não envolvesse orientação sexual, “não haveria tamanha insurgência” – apontando o caráter preconceituoso e discriminatório das denúncias.

    “Tomar qualquer providência no intuito de impedir a utilização do termo ‘criança viada’, sem que haja comprovação concreta de que são ofensivos ou vexatórios às crianças e aos adolescentes, ofende direitos básicos, protegidos pelo texto constitucional”, alerta o promotor.

    Censura

    O evento não era voltado a crianças, e tinha como proposta discutir de forma divertida e sensível traumas de infância e resistência LGBTQIA+, entre adultos. O nome, que causou a polêmica, faz referência a uma antiga página de compartilhamento de fotos nas redes sociais – um termo bastante conhecido.

    A censura da live, anunciada pelo prefeito Volnei Morastoni (MDB), repercutiu nacionalmente. O secretário Nacional de Cultura do governo Bolsonaro, Mario Frias, e o filho zero-dois do presidente da República, Carlos Bolsonaro, saíram em defesa da prefeitura.

    O caso está em análise na OAB Itajaí, que avalia providências em relação à censura promovida pela prefeitura.

    Com informações Dagmara Spautz – NSC Total