COVID-19, a alimentação pode ajudar?

COVID-19, a alimentação pode ajudar?

7 de junho de 2021 Off Por Editor



  • A infecção pelo coronavirus já atingiu mais de 140 milhões de pessoas pelo mundo e seus principais sintomas incluem febre, tosse e fadiga, frequentemente associados ao comprometimento pulmonar. Em casos graves, com o aumento da inflamação sistêmica e a falta de ar, o paciente pode precisar ser internado e receber ventilação artificial numa UTI.

    Já sabemos que a função pulmonar sofre um declínio natural a partir dos 30 anos e que doenças crônicas (como hipertensão e diabetes) e excesso de peso aumentam as complicações pela covid-19.  Alimentação desequilibrada, sedentarismo, excesso de bebida alcoólica e tabagismo apresentem uma relação indireta com a maior gravidade da doença.

    Pesquisas indicam que ajustes na dieta e no estado nutricional colaboram tanto para a prevenção como na recuperação e qualidade de vida após a infecção pelo coronavírus.

    Por tanto não demore a incluir estes alimentos na sua rotina, principalmente tomate e maçã, de preferência orgânicos.

    Gengibre, própolis, cardamomo, alecrim, orégano e cúrcuma, chá verde, hibiscos:  Com efeito anti-inflamatório natural, devem ser incluídos nas receitas do dia a dia, inclusive em sucos;

    Frutas ricas em vitamina C: São frutas como laranja, limão, abacaxi, kiwi e acerola, contém antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce das células.

    Frutas vermelhas e roxas:Ricas em flavonoides, ajudam no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular;

    Alimentos com ômega 3: Sementes, folhas escuras, azeite, peixes abacate, e leguminosas são ricos nessa gordura “do bem”;

    Maçã: Uma fruta completa. Muito além de narrativas fantásticas, a maçã combina com uma vida equilibrada. Ela oferece quercetina, antioxidante que blinda nossas células e previne o envelhecimento precoce. O mesmo ingrediente dificulta o acúmulo de gordura nas artérias.Tanto a polpa quanto a casca guardam a pectina, um tipo de fibra que, não bastasse atuar em prol do coração, colabora para a saúde intestinal.  O mesmo vale para o vinagre de maçã. 

    Tomate: Assim como a maçã, o tomate também é rico em antioxidantes, o que ajuda a proteger as vias respiratórias:

    Nutre e cuida de ti!!