Dia dos Namorados impulsiona comércio de Chapecó

Dia dos Namorados impulsiona comércio de Chapecó

16 de junho de 2021 Off Por Editor



  • Vendas tiveram alta de 2,8% no Estado, aponta FCDL/SC.

    As previsões positivas de vendas para o Dia dos Namorados foram confirmadas, nesta semana, pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), que apurou aumento de 2,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Em Chapecó, a procura de presentes movimentou o comércio ao longo da semana, mas foi na véspera e no sábado (12), dia em que foi comemorada a data, que as vendas foram mais expressivas.

    O cálculo da FCDL/SC foi realizado com base nos dados de crediário do SPC/SC. O número confirma o levantamento prévio que indicava o otimismo de 61,5% dos empresários entrevistados. Depois do Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Namorados é a comemoração que mais movimenta o varejo.

    O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), Clóvis Afonso Spohr, confirma que as vendas no município foram impulsionadas pela chegada do inverno que motivaram os consumidores a aproveitar para adquirir, além do presente, agasalhos e utensílios para a estação. “Além disso, várias lojas fizeram promoções especiais para a data, o que contribuiu para aumentar o volume de vendas”, destaca Spohr ao complementar que assim como em todo o Estado, os itens mais procurados em Chapecó foram roupas, calçados, perfumes e flores”.

    Spohr ressalta, ainda, que há grandes desafios pela frente, mas as projeções em Chapecó são de crescimento, já que o município segue com saldos positivos de emprego, o que cria boas oportunidades para o comércio, especialmente em datas comemorativas. “Os cuidados sanitários continuam sendo cumpridos rigorosamente visando a segurança dos funcionários e dos clientes que visitam as lojas. Aliado a isso, as opções via e-commerce cresceram no município, o que possibilitou intensificar a comercialização de produtos e serviços para quem já fazia compras on-line, além de conquistar novos consumidores que aderiram a essa modalidade no período da pandemia”.

    Segundo o presidente da FCDL, Ivan Roberto Tauffer, mesmo sob o impacto da pandemia, as principais datas comemorativas têm registrado alta nas vendas. Além do Dia dos Namorados, o Dia das Mães registrou crescimento de 4,8% e a Páscoa de 2,45%, sempre na comparação com o mesmo período do ano anterior.