Previsão indica chance de neve em Santa Catarina no próximo fim de semana

Previsão indica chance de neve em Santa Catarina no próximo fim de semana

17 de junho de 2021 Off Por Editor



  • De acordo com o modelo meteorológico GFS, há chance de ocorrência de neve na serra catarinense no próximo domingo (20). Porém, de acordo com a Conexão Geoclima, é preciso ter cautela.

    “É preciso ter cautela sobre essas projeções muito antecipadas do tal sistema. Portanto, a orientação é não se basear em apenas um modelo”.

    Ou seja, neve na região serrana de Santa Catarina, assim como em qualquer outra região do Sul do Brasil, é um fenômeno que só se consegue prever com “certeza” com poucos dias de antecedência, e ainda assim as condições podem mudar.

    O frio foi intenso na tarde desta quarta-feira, 16 de junho, na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Temperaturas entre 3°C e 4°C foram observadas em cidades como São José dos Ausentes (RS) e São Joaquim (SC). A maioria das áreas do interior destes estados e o sul do Paraná estava com temperatura abaixo ou próxima dos 10°C . E com tanto frio assim, será que pode nevar?

    Frente fria trouxe umidade e frio

    Uma frente fria passou pelo Sul do Brasil e deixou bastante umidade espalhada sobre o norte do Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina, além de ter trazido o ar frio de origem polar que derrubou a temperatura. Muita nebulosidade baixa foi observada sobre a região serrana de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul na tarde desta quarta-feira, acendendo a luzinha da possibilidade de neve na cabeça dos meteorologistas para os próximos dias.

    E a ocorrência de neve em Córdoba, na Argentina, aumentou ainda mais a dúvida. Aliás, várias províncias da Argentina registraram neve nesta quarta-feira, o que não é muito comum.

    Tem chance de neve?

    A combinação de frio intenso com muita umidade é básica para a formação das nuvens que podem provocar precipitações de inverno como neve ou chuva congelada. O problema é que o frio para formar a neve é um frio especial. A atmosfera precisa estar muito fria, com temperatura abaixo de 0°C, não apenas nas camadas de ar superior, mas também nas camadas de ar próximas da superfície.

    A noite desta quarta-feira seguiu gelada na serra gaúcha e catarinense e teve chuviscos ou chuva leve. No entanto, a atmosfera superior não deve estar tão fria no momento da chuva para que haja condições para a formação da neve.

    Por isso, a Climatempo não vê possibilidade de nevar na madrugada da quinta-feira, 17, mas pode ocorrer durante o fim de semana. Porém, há uma pequena chance de ocorrer a chuva congelada.

    Com informações Geoclima e Climatempo