Vídeo: biólogo registra leões-baios em cidade do Meio-Oeste

Vídeo: biólogo registra leões-baios em cidade do Meio-Oeste

15 de julho de 2021 Off Por Editor



  • Em uma das imagens também aparece um filhote de leão baio.

    Dois leões-baios, incluindo um filhote, também conhecidos como pumas, onça-parda ou suçuaranas, foram registrados por câmeras no município de Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina. Os equipamentos estão instalados na Unidade de Conservação da Floresta Nacional de Caçador, que é gerenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

    No total são três imagens, registradas nos dias 5, 6 e 8 de julho. Todas durante a noite e madrugada. Além da boa notícia do flagra em si de dois leões-baios, em uma das imagens também aparece um filhote de leão baio.

    As câmeras foram instaladas pelo biólogo Anderson Copini. A ação faz parte da pesquisa de mestrado do pesquisador, pois ele investiga a Conservação de mamíferos carnívoros na Unidade de Conservação da Floresta Nacional de Caçador e propriedades rurais confrontantes.

    Até agora, além dos pumas, as câmeras já flagraram outros animais, como o Graxaim ou Cachorro do Mato e o gato do mato.

    No ano passado, a Ong Gato-do-Mato, que tem como presidente o próprio biólogo, foi acionada por um morador do interior de Caçador, em função da desconfiança da presença de leão baio na propriedade. Naquela ocasião, dois cachorros haviam sido mortos e um terceiro ficou ferido. Porém, nada foi encontrado.

    O biólogo Anderson Copini, destaca que a presença desse tipo de animal já foi flagrada em outras ocasiões em Caçador.

    Com informações Juciele Baldissarelli/Rádio Caçanjurê/RBV Notícias