Ar polar deverá trazer o frio mais forte de 2021 em SC

Ar polar deverá trazer o frio mais forte de 2021 em SC

16 de julho de 2021 Off Por Editor



  • Uma nova e intensa massa de ar frio de origem polar deverá avançar por Santa Catarina entre o domingo e a próxima segunda-feira. O sistema entra através do Oeste – de maneira continental – já trazendo um domingo (18) à tarde de frio entre o Oeste, Meio Oeste, Serra e Planalto Norte.

    Para terem ideia, na maior parte das cidades dessas regiões a maior temperatura do domingo será algo entre 10 e 13°C. Na Serra, a maior temperatura é na casa dos 8°C. Nas demais regiões, a tarde de domingo ainda tem algo entre 17 e 19°C.

    NOITE GELADA
    As temperaturas entrarão em queda na noite de domingo para segunda. A previsão é que tenhamos um amanhecer abaixo de zero grau não só na Serra. As primeiras horas do dia deverão ter:

    -5 a -7°C Serra

    -1 a -3°C Oeste e Meio Oeste

    -2 a 0°C Planalto Norte

    3 a 5°C Sul e Vale do Itajaí (especialmente no Alto Vale)

    5 a 7°C Litoral

    6 a 8°C Norte

    O FRIO DO ANO
    Porém, a noite mais fria dessa massa de ar polar deverá ser a de segunda para terça. O amanhecer de terça-feira tem tudo para ser o mais frio de 2021. O frio será muito intenso em todas as reigões. A previsão é de um amanhecer com:

    -9 a -7°C Serra

    -4 a -6°C Meio Oeste e Planalto Norte

    -3 a -5°C Oeste

    1 a 3°C Sul e Vale do Itajaí (especialmente Alto Vale)

    2 a 4°C Litoral

    3 a 5°C Norte

    EXTREMOS DO FRIO
    A geada deverá ser a grande “estrela da companhia” nesta onda de frio. Previsão de formação durante boa parte da semana que vem. Na terça-feira, ela deverá estar presente em praticamente o Estado inteiro até com chance no Litoral onde é difícil de aparecer. Possibilidade de geada negra pela ação do frio e do vento mais forte na segunda.

    Na Serra, há chance de sincelo no amanhecer de domingo e segunda.

    Sobre a neve ainda há necessidade de se acompanhar neste sábado a atualização da previsão, mas adianto que a chance é mínima. Não deveremos ter umidade suficiente para tal. No domingo pequena chance de chuva congelada.

    Com informações NSC Total