Massa de ar polar chega com chance de neve e mínimas entre -8°C e -10°C em SC

Massa de ar polar chega com chance de neve e mínimas entre -8°C e -10°C em SC

26 de julho de 2021 Off Por Editor



  • Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no estado, a previsão do tempo indica as menores temperaturas para a madrugada de quinta-feira.

    Santa Catarina vai registrar frio intenso nesta semana. Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no Estado, a previsão do tempo indica que algumas localidades da Serra poderão ter mínimas entre -8°C e -10°C na madrugada de quinta-feira (29). Também há uma pequena possibilidade de registro de neve.

    De acordo com a meteorologista Marilene de Lima, uma massa de ar frio polar é a responsável pelo frio, que começa a ser registrado desde quarta-feira (28). Além das mínimas negativas da madrugada, as temperaturas durante o dia ficam amenas e, mesmo com a presença do sol, podem ficar perto dos 5ºC. A formação de geada também será presente na Serra.

    Nas cidades do Litoral e na Grande Florianópolis, há chance também para frio, a possibilidade de temperaturas perto de 0ºC.

    “Esses dias de quarta, quinta e sexta-feira devem ser de frio bastante intensos. Os modelos hoje já não estão tão rigorosos em relação ao frio quanto o que vinha sendo apresentado até o fim de semana. Então, é um frio de julho que deve estar quebrando alguns recordes em relação a algumas localidades o Estado, mas aquela condição de temperatura de mais de 10ºC abaixo de zero já fica um pouco mais restrita, a chance é bem pequena”, disse.

    De acordo com a Epagri/Ciram, a menor temperatura registrada no mês de julho em uma estação de monitoramento do órgão foi no ano de 1952, em Caçador, onde fez -11ºC. Isso não quer dizer, no entanto, que desde então o Estado não tenha registrado mínimas próximas a essa.

    A meteorologista explica ainda que a previsão se altera ao passar das horas. Com isso, a condição do tempo para os próximos dias é constantemente atualizada. Marilene também reforça a importância de acompanhar a previsão do tempo por órgãos oficiais.

    “O mais importante é acompanhar as informações do tempo e acompanhar os órgãos que têm seriedade e estar atento às mudanças dessas previsões. Elas podem começar de uma forma mais alarmista, mas depois vão se adequando para a nossa realidade”, explicou.

    Antes do frio, a chuva

    Entre quarta e sexta-feira (31) os dias ficam bastante frios em Santa Catarina. Antes disso, porém, há chance de chuva para várias regiões do Estado.

    Nesta segunda-feira (26), o dia segue quente e com pouco mais de nebulosidade. Já na terça (27), um dia antes da chegada da massa de ar polar, a manhã poderá ter chuva entre o Sul, a Serra e o Oeste catarinense. Também há chance de temporais isolados.

    Estragos

    Se a previsão confirmar, a massa de ar polar poderá trazer prejuízos para a agricultura. Outros setores, como pecuária, piscicultura e também podem ser afetados devido ao frio intenso, principalmente por conta da geada que permanecerá sobre a vegetação mesmo após os primeiros raios de sol.

    Com informações G1 SC