Vídeo: projeto encontra 59 pinguins mortos em praias do Sul de SC

Vídeo: projeto encontra 59 pinguins mortos em praias do Sul de SC

9 de agosto de 2021 Off Por Editor



  • Pinguins foram encontrados entre as praias de Passo de Torres e Araranguá.

    Durante monitoramento de praias realizado no sábado (7), a equipe do Projeto Educamar constatou a presença de 59 espécimes de pinguins-de-Magalhães em óbito no trecho entre Passo de Torres e Araranguá.

    Os pinguins-de-Magalhães chegam exaustos nas praias depois da longa viagem desde a Patagônia. Alguns infelizmente morrem, pois são inexperientes e encaram pela primeira vez a migração anual. Outros, acabam sendo capturados em petrechos de pesca de forma não intencional (captura bycatch). Entretanto, no monitoramento de sábado, muitos indivíduos adultos foram encontrados mortos. “Adultos mortos são um forte indicador de causas humanas na morte dos pinguins, como poluição e incidentes com o setor da pesca”, informou o projeto.

    O que fazer ao encontrar um animal encalhado na areia:

    Mantenha distância e afaste os animais domésticos, eles podem transmitir doenças aos pinguins.
    Se possível, use uma toalha para conter o pinguim e coloque-o em uma caixa de papelão para mantê-lo aquecido. Cuidado com o bico!
    Não o alimente, não molhe, jamais coloque-o no gelo. Se ele saiu da água, pode estar cansado, desidratado, doente ou com a temperatura corporal baixa. Não o force a entrar na água.
    Entre em contato com projetos ou ONGs que realizam o cuidado de animais em sua região.

    Com informações SCC10