Após aumento de casos de Covid, Chapecó aumenta fiscalização e vacina trabalhadores nas agroindústrias

Após aumento de casos de Covid, Chapecó aumenta fiscalização e vacina trabalhadores nas agroindústrias

12 de agosto de 2021 Off Por Editor



  • Medidas ocorrem após aumento de casos ativos da doença e confirmação de diagnóstico da variante delta no município. Cidade é a segunda do estado com mais pacientes em tratamento.

    A prefeitura de Chapecó, no Oeste catarinense, vai ampliar a vacinação contra a Covid-19 dentro das agroindústrias e aumentar a fiscalização na região. As medidas ocorrem após o aumento de casos ativos da doença e a confirmação de um diagnóstico da variante delta no município. A cidade é a segunda do estado com mais casos ativos de coronavírus.

    Dados do painel da pandemia da Santa Catarina divulgados na noite de quarta-feira (11) mostram que Chapecó tem 889 casos ativos da doença, atrás apenas de Joinville (1.847). No total, 688 pessoas morreram em decorrência de complicações causadas pelo vírus e 38.176 foram diagnosticadas desde março de 2020.

    Em uma transmissão na rede social na terça-feira (10), o prefeito João Rodrigues (PSD) disse que bares e estabelecimentos serão fiscalizados com maior rigor a parti desta quinta-feira (12). Por enquanto, a administração descartou decretos de fechamento de estabelecimentos ou outras restrições.

    “Nós não vamos fechar nada, não tem decreto para fechar, só tem a fiscalização, que será intensificada em quem está descumprindo e promovendo aquilo que não está permitido”, disse.

    Na terça, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES) e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) confirmaram um caso da variante delta em Chapecó. Outros 24 diagnósticos também foram divulgados no Estado.

    Com isso, até o momento foram detectados 36 casos da variante em 20 municípios catarinenses. Desde o início da pandemia, 18.265 pessoas morreram em Santa Catarina por conta da doença.

    Agroindústrias

    A partir da semana que vem, 30% das doses enviadas para a cidade serão reservadas aos trabalhadores do setor da agroindústria que poderão aplicar as doses nos próprios locais de trabalho. A informação foi confirmada na quarta-feira (11) após uma reunião com as entidades da área. No total, 18 mil pessoas na cidade trabalham no setor.

    Segundo a administração municipal, a ação ocorre após a prefeitura identificar que vários trabalhadores da cidade ainda não receberam o imunizante, mesmo pertencendo ao grupo prioritário. Durante uma reunião com os frigoríficos foi estabelecido um rodízio nas unidades.

    A intenção é facilitar o acesso à vacinação para os trabalhadores dos frigoríficos, que tem dificuldade de agendamento, principalmente na faixa acima de 30 anos. A vacinação vai começar pelos funcionários mais velhos.

    Recomendações

    A Secretaria de Estado da Saúde recomenda que a população continue seguindo as medidas de prevenção para evitar a disseminação do vírus:

    – Uso de máscaras, com destaque para as do tipo PFF2 ou N95,
    – Respeito ao distanciamento social evitando aglomerações,
    – Manter os ambientes ventilados,
    – Prática da higiene respiratória, lavando as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizando o álcool gel,
    – Presença nos locais de vacinação assim que sua faixa etária for contemplada.

    Com informações G1 SC