Boletim Integrado da Defesa Civil aponta agravamento da estiagem em SC

Boletim Integrado da Defesa Civil aponta agravamento da estiagem em SC

23 de agosto de 2021 Off Por Editor



  • O Boletim Hidrometeorológico Integrado, divulgado nesta semana, aponta a confirmação da previsão de chuvas abaixo da média e com distribuição irregular nos próximos meses que vai resultar o agravamento da estiagem. As análises mostram que os níveis dos rios não devem retornar a normalidade até o início de 2022. Com este quadro é esperado o impacto no abastecimento de água nos municípios em grande parte do Estado. As regiões mais atingidas são a do Oeste, Meio Oeste e Planaltos Norte e Sul.

    O documento é uma publicação periódica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), assim como das agências reguladoras do Estado, e traz as condições hidrológicas dos rios catarinenses e os impactos no abastecimento dos municípios.

    A DCSC destaca que o abastecimento urbano em grande parte dos municípios catarinenses está migrando para o estado de alerta. Desta forma, é necessário que a gestão da água deve ser cada vez mais eficiente com a avaliação da condição hidrológica a longo prazo.

    Em relação ao abastecimento atualmente 28% dos municípios estão em estado de atenção, 7% em alerta e 1% em estado crítico. Na primeira quinzena de agosto os acumulados de chuva no período foram baixos na maior parte do Estado. Apenas em pontos do Planalto Norte e Litoral Norte catarinense a chuva ficou com valores acima dos 60 milímetros (mm).

    Já nas demais regiões do Estado a precipitação acumulada ficou abaixo dos 60 mm, com destaque para as áreas do Centro-Sul catarinense, próximas a divisa com o Rio Grande do Sul, onde a precipitação acumulada parcial de agosto ficou abaixo dos 20 mm.

    A falta de chuva vem provocando anomalias negativas de precipitação na maior parte das regiões catarinenses. Apenas nas regiões de Joinville e Garuva choveu a acima do esperado para o mês de agosto.

    Confira o Boletim Integrado na íntegra AQUI

    A DCSC segue dando suporte aos municípios com o repasse de reservatórios para ampliar a capacidade de reservação de água nas comunidades atingidas pela estiagem e kits de transporte de água limpa. Esses equipamentos possibilitam a preparação de caminhões comuns para o transporte de água, ampliando a capacidade de enfrentamento pelas prefeituras.

    “O Boletim Integrado é uma ferramenta para os gestores municipais e estaduais para o planejamento e para a busca de ações de mitigação do fenômeno”, destacou o chefe da DCSC, David Busarello. Ele enfatiza que além de resposta aos efeitos da estiagem é necessária a implementação de projetos de médio e longo prazo. “Nossas coordenadorias regionais estão em contato constante para o suporte técnico e agilizar a homologação de situações de emergência para o repasse dos reservatórios e equipamentos”, completou.

    Municípios que decretaram situação de emergência em função da estiagem.

    Abdon Batista
    Agrolândia
    Água Doce
    Aguás de Chapecó
    Aguas Frias
    Alto Bela Vista
    Anchieta
    Arabutã
    Arroio Trinta
    Arvoredo
    Barra Bonita
    Bom Jesus do Oeste
    Caibi
    Campo Erê
    Campos Novos
    Capinzal
    Caxambú do Sul
    Celso Ramos
    Chapecó
    Concórdia
    Cordilheira Alta
    Coronel Freitas
    Coronel Martins
    Cunhataí
    Entre Rios
    Faxinal dos Guedes
    Formosa do Sul
    Galvão
    Guaraciaba
    Ipira
    Iporã do Oeste
    Ipuaçu
    Ipumirim
    Iraceminha
    Irani
    Irati
    Itá
    Jaborá
    Jardinópolis
    Jupiá
    Lajeado Grande
    Lindóia do Sul
    Major Vieira

    Maravilha
    Marema
    Modelo
    Mondaí
    Nova Erechim
    Nova Itaberaba
    Novo Horizonte
    Ouro
    Paial
    Palma Sola

    Palmitos
    Paraíso
    Passos Maia
    Peritiba
    Piratuba
    Planalto Alegre
    Presidente Castello Branco
    Princesa
    Quilombo
    Riqueza
    Romelândia
    Saltinho
    Santa Terezinha do Progresso
    Santiago do Sul
    São Bernardino
    São Carlos
    São Domingos
    São João do Oeste
    São José do Cedro
    São Lourenço do Oeste
    São Miguel da Boa Vista
    Saudades
    Seara
    Serra Alta
    Sul Brasil
    Tigrinhos
    Timbó Grande
    União do Oeste
    Vargeão
    Vargem
    Xanxerê
    Xavantina
    Xaxim
    Zortéa