Bolsonaro quer data para fim do uso obrigatório de máscaras no Brasil

Bolsonaro quer data para fim do uso obrigatório de máscaras no Brasil

23 de agosto de 2021 Off Por Editor



  • Bolsonaro também citou o tratamento precoce defendido por ele e voltou a dizer que a vacina também é experimental e tem uso emergencial.

    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou em entrevista a uma rádio paulista, na manhã desta segunda-feira (23), que vai discutir hoje com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual para quem já foi vacinado contra a Covid-19 e também para quem já contraiu a doença.

    “Quero fechar uma data hoje”, disse o presidente, lembrando que o Supremo Tribunal Federal deu poder aos governadores que ignore determinações do governo federal. “Temos que conviver com o vírus. Ele veio para ficar.” Bolsonaro também citou o tratamento precoce defendido por ele e voltou a dizer que a vacina também é experimental e tem uso emergencial.

    O presidente disse ainda que o Brasil vai finalizar a vacinação de adultos acima de 18 anos antes dos Estados Unidos, país que produz o imunizante.

    Ele também amenizou críticas sobre a compra da Pfizer e revelou que esperou a posição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para adquirir as doses para que os brasileiros, segundo o presidente, não fossem obrigados a arcar com os efeitos colaterais do imunizante.

    O presidente também defendeu a venda direta de botijões de gás para baixar o preço ao consumidor. E fez apelo que os governadores diminuam o valor do ICMS do produto.

    Sobre a sabatina de André Mendonça no senado para a vaga de Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Mendonça, Bolsonaro espera que o Senado marque a data nos próximos dias.

    Bolsonaro descartou as declarações de que esteja promovendo o caos na convocação para o dia 7 de setembro, afirmando que as manifestações vão mostrar que há posição contrária às recentes decisões do judiciário sobre liberdade de expressão. “Pretendo estar de manhã em Brasília e à tarde em São Paulo na Avenida Paulista. Sem briga com policiais, sem quebra-quebra”, afirmou.

    Com informações SCC10