“Não vamos deixar de usar máscaras neste ano”, diz secretário de Saúde de SC

“Não vamos deixar de usar máscaras neste ano”, diz secretário de Saúde de SC

24 de agosto de 2021 Off Por Editor



  • O uso de máscaras continuará no hábito dos catarinenses em 2021. Essa é a afirmação do secretário de Estado de Saúde, André Motta Ribeiro. Nas redes sociais, nesta segunda-feira (23), ele se manifestou sobre o assunto que ganhou novamente as atenções depois que o presidente Jair Bolsonaro voltou a cogitar a retirada da obrigatoriedade do uso do equipamento. Bolsonaro, aliás, já não utiliza a máscara com certa frequência.

    Em sua publicação Motta Ribeiro escreveu: “Me perguntaram hoje: ‘Secretário, quando o senhor acha que vamos poder sair sem máscaras?’ Eu disse que essa era uma pergunta que eu não saberia responder, mas que com certeza esta data não pertence à 2021”.

    Contrariando o presidente Bolsonaro que disse que vai discutir o fim do uso obrigatório de máscara com ministro Queiroga, o secretário de saúde de SC também publicou outra frase dentro de uma imagem para falar sobre as ações consideradas importantes para conter o avanço da doença: “Se eu tivesse que destacar duas, entre as ações mais importantes de regramento sanitário, seriam o uso de máscara e manter os ambientes arejados. Não vamos deixar de usar máscaras, pelo menos, não neste ano”.

    Bolsonaro e as máscaras

    Bolsonaro falou sobre o fim do uso obrigatório de máscaras no Brasil durante entrevista na manhã desta segunda-feira (23) à rádio Regional FM 91.5. Segundo ele, o motivo é por conta do estágio de vacinação contra o vírus e a quantidade de pessoas que já se contaminaram, que, segundo ele, “estão imunizadas”.

    A ciência, no entanto, já afirmou que quem se contaminou uma vez pode pegar a doença novamente. Em junho, o presidente já havia dito que faria um parecer desobrigando o uso de máscaras por pessoas que já tiveram a doença ou foram vacinadas. Lembrando que não há um decreto federal que obriga o uso de máscaras, mas sim decretos estaduais, municipais e distritais. Além disso, prefeitos e governadores têm autonomia para decidir sobre as decisões referentes ao enfrentamento à pandemia.

    Com informações NSC Total