Incêndio destruiu indústria em Xaxim, no Oeste de Santa Catarina

Incêndio destruiu indústria em Xaxim, no Oeste de Santa Catarina

3 de setembro de 2021 Off Por Editor



  • Na tarde desta quinta-feira (02), um incêndio de grandes proporções atingiu um barracão da Rafitec Indústria e Comércio de Sacaria, na rua João Dedonatti, no bairro Industrial Lunardi, em Xaxim, no Oeste de Santa Catarina.

    Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o fogo teria começado por uma explosão e se alastrado pela indústria. Ainda não há informações sobre a real causa do incêndio.

    De acordo com informações, sete pessoas necessitaram de atendimento médico, dentre queimaduras e intoxicação. Empresa informou que havia aproximadamente 250 pessoas na empresa no início do incêndio e pelos controles internos, todos saíram em tempo.

    Na noite desta quinta-feira (3), a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta devido ao risco de intoxicação pela fumaça do incêndio. O alerta vale para quem reside em seis cidades vizinhas. Segundo a Defesa Civil, o incêndio provocou a liberação de produtos químicos na atmosfera e há o risco muito alto de transporte das toxinas pelo vento para os municípios de Chapecó, Arvoredo e Seara. E risco moderado em Cordilheira Alta, Paial e Itá.

    Recomendações:

    Evite contato com a fumaça
    Mantenha-se em sua residência com as janelas e portas fechadas
    Em caso de alterações clínicas por contato com a fumaça, busque os serviços de saúde.

    Já durante toda a madrugada desta sexta-feira (3), bombeiros seguiram atuando para combater às chamas do incêndio na fábrica da Rafitec Indústria e Comércio de Sacaria, em Xaxim, no Oeste de Santa Catarina. De acordo com o Corpo de Bombeiros (CBMSC), houve significativa redução das chamas, que no momento ainda persistem e se concentram em duas áreas onde havia grande depósito de combustível. A parte da empresa afetada possui aproximadamente 13 mil metros quadrados de área.

    “Não há riscos para edificações vizinhas e os trabalhos seguirão ao longo do dia até a completa extinção”, informaram os bombeiros.

    “Os locais remanescentes do incêndio, ainda em área significativa dadas as proporções da empresa, são de acesso mais dificultoso pelos combatentes e o combate externo com água não surte tanto efeito pela distância. O colapsamento do telhado metálico também dificulta o combate às chamas que se desenvolvem por baixo deste”, explicou o tenente coronel dos bombeiros Marco Antônio. Para facilitar o acesso das equipes ao interior da empresa, foi utilizado maquinário pesado para remoção de estruturas metálicas, porém até mesmo a máquina teve restrições para prosseguir em alguns pontos em função dos riscos, em especial do calor.

    Oito caminhões do CBMSC de diversos quartéis e outras veículos de apoio estiveram de forma concomitante apoiando o combate às chamas. No total, 60 bombeiros em sistema de revezamento de equipes atuaram no combate, sendo que em alguns momentos haviam 30 bombeiros de forma concomitante trabalhando. Já foram utilizados mais de 500 mil litros de água no combate.

    Nesse momento 20 bombeiros seguem atuando em revezamento, com 4 caminhões em apoio. No início da manhã novas equipes chegaram e os trabalhos prosseguiram ao longo do dia sem interrupção.

    Atualização

    Corpo de bombeiros informou por volta de meio dia, que incêndio encontra-se em fase de rescaldo, e as chamas foram controladas e não há mais queima de material em andamento. Parte da equipe dos bombeiros está sendo desmobilizada e outra parte permanecerá monitorando e resfriando estruturas para evitar qualquer chance de reignição. Foram utilizados até o momento aproximadamente 1 milhão de litros d’água.

    Com informações SCC10