Educação: Dedoche uma ferramenta de autoconhecimento

31 de maio de 2016 Off Por Chapecó



  •  
    A escola é um espaço para todos, desta forma é fundamental o respeito às diferenças e a valorização das potencialidades de todos os alunos. Trabalhar com o imaginário infantil promovendo espaços e situações lúdicas para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades e desagrados. Dentro desta proposta o Centro de Educação Infantil Ciranda do Saber, está desenvolvendo o projeto Brincando e Aprendendo com o Corpo no Berçário, a iniciativa busca também contribuir com o desenvolvimento psíquico, físico, social e emocional dos pequenos alunos com faixa etária entre quatro meses a um ano e onze meses.  
     
    De acordo com a professora Márcia Muraro, as atividades desenvolvidas em sala de aula têm como principal ferramenta a utilização dos dedoches, “trabalhamos todas as partes do corpo e usamos os dedinhos para demonstrar a questão do carinho e também aproveitamos para envolver a temática da família e todos que fazem parte deste núcleo”, destaca. 
     
    A utilização do dedoche em sala de aula se caracteriza como uma importante estratégia na formação de pessoas mais sensíveis, pois é a partir desta fase que a criança começa a diferenciar coisas boas e ruins, aprende a lidar com seus sentimentos. Márcia afirma que os resultas são nítidos em sala de aula, sendo que em alguns casos a própria família tem observado uma sensível mudança de comportamento nas crianças. 
     
    “Os pais relatam que seus filhos chegam em casa e identificam objetos, sendo que em alguns casos chegam a chamar algumas peças e utensílios pelos seus nome. Isto é muito gratificante para nós professores, pois através do conhecimento de si próprio o aluno passa a compreender a diversidade de ambientes em que ele esta inserido”, assinala.

    Prefeitura de Chapecó