Prefeitura promove dia do alimento orgânico

Prefeitura promove dia do alimento orgânico

31 de maio de 2016 Off Por Chapecó



  • Atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.  Com este entendimento a Prefeitura de Chapecó, por meio do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação mantém parceria com a Cooperativa Alternativa da Agricultura Familiar. Anualmente são adquiridos em torno 432,8 toneladas de produtos hortifrutigranjeiros provenientes da agricultura familiar para serem incluídos na merenda escolar das mais de 80 instituições de ensino da rede pública municipal.
    Com a proposta de apresentar a toda comunidade escolar como esta parceria se reflete no cotidiano dos alunos a prefeitura com apoio da cooperativa promove o “Dia do Alimento Orgânico na Escola”, integrando as atividades da Semana dos Alimentos Orgânicos (SAO) realizadas em todo o território nacional.  A semana vai até 5 de junho e será o primeiro passo da 12ª edição da campanha anual “Produto Orgânico Melhor para a Vida”.
    O Dia do Alimento Orgânico na Escola, esta programado para a quinta-feira, 2 de junho, às 10h30 no Centro de Educação Infantil Municipal Ciranda da Criança, localizado na rua Dos Pardais nº01, loteamento Jardim do Lago, bairro Efapi (atrás da escola). Na oportunidade serão apresentados alguns produtos hortifrutigranjeiros provenientes da agricultura familiar, além de realizado almoço com alunos do maternal I e II, além de produtores rurais e autoridades municipais.
    A Secretária de Educação, Nemésio Carlos da Silva, assinala que todo este trabalho de envolvimento entre os produtores rurais e comunidade escolar se soma ao conteúdo desenvolvido em sala de aula sobre a alimentação saudável, além de contribuir para que os alunos conheçam o processo de produção dos alimentos. “Quando somamos o contato com a natureza e o ambiente rural estamos reforçando o compromisso da Prefeitura com a educação e a saúde de nossas crianças. Desta forma os alunos terão a compreensão dos processos da agricultura familiar até chegar alimento nas instituições de ensino” reforça.
    Todo trabalho desenvolvido parte da compreensão do importante papel da valorização da natureza aliada à produção de alimentos saudáveis na promoção da qualidade de vida. A partir deste entendimento a Prefeitura de Chapecó em parceria com a Cooperativa Alternativa da Agricultura Familiar iniciou em 2015 o Projeto de Educação Alimentar e Nutricional “Escola e Saberes do Campo”. A iniciativa estabelece um cronograma de visitas às propriedades rurais de agricultores responsáveis pelo fornecimento de alimentos às instituições municipais de ensino.
    A Epagri também desenvolve um importante papel na viabilização do processo, pois contribui significativamente para o fortalecimento da relação existente entre educação e agricultores familiares. Com isso, Chapecó é um município destaque atingindo um dos principais objetivos estabelecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escola (PNAE).
    Ainda em 2015 foram realizadas quatro visitas em diferentes propriedades. Num primeiro momento participaram 12 professores articuladores que integram a equipe da Secretaria de Educação. Posteriormente, foram realizadas quatro visitas com 44 Gestores de Instituições Educativas da rede municipal de Educação.
    Dando continuidade ao projeto em 2016, as visitas serão realizadas com os alunos. Por questões pedagógicas, foi estabelecido que o projeto seja desenvolvido com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, estão planejadas a realização de 5 visitas para este ano, sendo que cada turma visitará uma propriedade diferente.
    Metodologia
    As visitas são conduzidas por agricultores por meio de um passeio dentro de sua propriedade, a fim de visualizar e conhecer as plantações, aprender sobre o manejo de cultivo dos produtos e demais características das culturas produzidas. Além disso, é demonstrada também a rotina de trabalho da família e o histórico da propriedade rural. Neste momento os alunos visualizam de forma prática todos os conhecimentos anteriormente trabalhados pela professora em sala de aula.
    31052016-educ-dia-organico-na-escola-6- 31052016-educ-dia-organico-na-escola-5- 31052016-educ-dia-organico-na-escola-4- 31052016-educ-dia-organico-na-escola-1- 31052016-educ-dia-organico-na-escola-3- 31052016-educ-dia-organico-na-escola-2-

    Prefeitura de Chapecó