Ação conjunta captura foragido de São Paulo e apreende grande quantia de dinheiro em SC

Ação conjunta captura foragido de São Paulo e apreende grande quantia de dinheiro em SC

18 de outubro de 2021 Off Por Editor



  • As Polícias Civil e Militar de Imbituba deflagraram uma operação e prenderam um foragido do Estado de São Paulo em Santa Catarina. O homem usava documentos falsos. Uma grande quantia em dinheiro foi apreendida, além de bens.

    A ação foi realizada na última sexta-feira (15) por policiais civis da Delegacia de Polícia da Comarca de Imbituba, Sul do Estado, com o auxílio da Polícia Militar de Imbituba e auxílio prévio do Instituto Geral de Perícias (IGP/SC). Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e 01 mandado de prisão contra o foragido do Estado de São Paulo.

    Segundo a investigação, o investigado praticou crimes no Estado de São Paulo (entre eles estelionato e porte de arma), sendo processado naquele Estado. Ele acabou fugindo, sendo expedido contra ele mandado de prisão (datado de 2018). O investigado fugiu para Santa Catarina, ocasião em que passou a utilizar uma nova identidade, com documentos pessoais em nome de terceira pessoa.

    Durante o inquérito policial, o IGP, por intermédio do Núcleo de Laguna, realizou a perícia papiloscópica e obteve êxito em demonstrar que o suspeito efetivamente estava utilizando o nome falso e que realmente se tratava do foragido do Estado de São Paulo.

    Além disso, as investigações apuraram que, além de forjar documentos públicos e particulares (incorrendo em crimes de falsidade de documentos públicos e particulares), o investigado continuou praticando outros crimes, entre eles estelionato e lavagem de dinheiro. Também abriu uma pequena empresa na Comarca de Imbituba com seu nome falso, a qual, segundo as investigações, seria utilizada para lavagem do capital obtido ilicitamente.

    O investigado é suspeito de ocultar o dinheiro ilícito em ativos lícitos, sendo apurado que ele adquiriu/construiu duas residências de alto padrão, sendo uma situada em Imbituba e a outra no interior de Paulo Lopes.

    Diante do conteúdo das investigações, o Delegado de Polícia de Imbituba representou ao Poder Judiciário pela concessão de quatro mandados de busca e apreensão com a finalidade de efetuar a captura do investigado, assim como com o objetivo de colher elementos sobre as suspeitas de novos crimes. As medidas foram deferidas pelo Poder Judiciário após manifestação favorável do Ministério Público.

    Policiais civis e militares de Imbituba cumpriram os mandados e o suspeito foi capturado em um sítio situado no interior de Paulo Lopes. No início do cumprimento do mandado, o investigado se identificou com o nome falso, inclusive apresentado aos policiais um documento de identificação materialmente falso, razão pela qual, recebeu voz de prisão também pelo crime de uso de documento falso.

    Dinheiro

    Durante o cumprimento dos quatro mandados de busca, os policiais encontraram e apreenderam aproximadamente R$ 421.513,00 (quatrocentos e vinte e um mil, quinhentos e treze reais), $40.101,00 (quarenta mil, cento e um dólares), €2.000,00 (dois mil euros), 08 (oito) aparelhos celulares, 20 (vinte) capas de cartões de crédito em branco, dezenas de cartões de crédito prontos para uso, 01 (um) leitor de cartão, 2 (dois) veículos de luxo, aproximadamente 18 gramas de substância semelhante à cocaína, entre outros objetos. Além disso, um familiar do investigado ainda foi nomeado como depositário de diversos outros bens de luxo, incluindo 02 (dois) quadriciclos e diversos televisores.

    O investigado também foi preso em flagrante pelo crime de uso de documento falso. As investigações prosseguirão na Delegacia de Polícia de Imbituba com o intuito de identificar as vítimas e demonstrar a prática dos crimes investigados.

    O Delegado de Polícia Juliano Baesso destacou o trabalho integrado das Polícias Civil e Militar de Imbituba, do Instituto Geral de Perícias (por intermédio do Núcleo de Laguna), do Ministério Público de Imbituba (por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça) e do Poder Judiciário de Imbituba.