Tempo: calor e abafamento com risco de tempestades de verão

Tempo: calor e abafamento com risco de tempestades de verão

3 de novembro de 2021 Off Por Editor



  • Confira a previsão do tempo para essa quarta-feira (03) e quinta-feira (04).

    Para quarta-feira teremos sol e muito calor com algumas variações de nuvens. Durante a tarde e noite, o calor em combinação com elevados índices de umidade do ar e a aproximação de um sistema de baixa pressão promovem a formação de núcleos de instabilidades (temporais de verão – chuva forte, granizo, raios e ventania) de maneira mal distribuída com destaque para as cidades do Oeste, Meio Oeste, Serra e Litoral Sul. Risco de tempestades de verão (chuva torrencial, granizo, raios e ventania) com destaque para o Oeste. Da Grande Florianópolis ao Norte do estado, segue com tempo seco e com mescla entre sol e alguns intervalos de nebulosidade com chuvas rápidas e isoladas.

    TEMPERATURA E UMIDADE: Agradável pela manhã com mínimas entre 17/20ºC no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí, 10/13ºC na Serra e 12/15ºC nas cidades mais elevadas do Meio Oeste e Planalto Norte. Um dia quente com temperaturas máximas atingindo facilmente a marca dos 30ºC na maioria das cidades. No Oeste, Meio Oeste, Litoral e Vale do Itajaí, máximas entre 31/34ºC. Vento: nordeste/noroeste com oscilações para sudeste na região Oeste com velocidade média de 15/25 km/h. Rajadas de 40/50 km/h na região do Oeste e praias do Litoral Sul.

    Já pra quinta-feira a condição do tempo é de nebulosidade variável com mescla entre sol e momentos de muitas nuvens com possibilidade de pancadas de chuvas com trovoadas mal distribuídas devido o maior aquecimento associado aos elevados índices de umidade do ar (abafamento) (instabilidade termodinâmica ou convecção profunda). A chuvas são de caráter irregular, enquanto ocorre chuva com raios em uma determinada região na área vizinha não acontece nada. Risco de temporais de verão (chuva forte, granizo, raios e ventania) com destaque para as planícies do Oeste.

    TEMPERATURA E UMIDADE: Agradável pela manhã com mínimas entre 17/20ºC no Oeste, Litoral, Planalto Norte e Vale do Itajaí, 10/13ºC na Serra e 12/15ºC nas cidades mais elevadas do Meio Oeste. Faz calor durante a tarde com máximas na marca dos 30/32ºC no Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul, 25/27ºC nos Planaltos, 29/31ºC no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Sensação de abafamento. Vento: nordeste/norte com oscilações para sudeste na região Oeste com velocidade média de 10/20 km/h. Rajadas de 40 km/h na região do Oeste aos Planaltos e praias do Litoral Sul.

    Com informações Piter Scheuer