PSB e Vignatti: Uma parceria que deu certo

PSB e Vignatti: Uma parceria que deu certo

22 de dezembro de 2021 Off Por Eduardo Grassi



  • Presidente vem sendo um importante articulador na busca pelo fortalecimento do partido no Estado

    Com o objetivo de retomar as raízes e realinhar o PSB de Santa Catarina no campo da centro-esquerda, alinhado com as diretrizes nacionais da legenda, Claudio Vignatti assumiu a presidência do partido em março de 2020. Mesmo com a pandemia e a instabilidade política e econômica que se instaurou em todo país, Vignatti começou o projeto de reconstrução política do PSB-SC praticamente do zero, com o objetivo de torná-lo uma alternativa aos modelos políticos tradicionais.
    Trabalhando incansavelmente, percorrendo o Estado e promovendo centenas de encontros, reuniões, congressos e tratativas com lideranças políticas regionais, nesse período Vignatti criou ou reformulou o partido em mais de 80 municípios, o que dá em média uma comissão provisória municipal do PSB a cada cinco dias. Isso comprova o empenho do político e o desejo da sociedade catarinense na construção de partido moderno e comprometido com a justiça social. É esse processo que vem tornando o PSB uma grande força no Estado.
    Com planejamento e engajamento de Vignatti e das demais lideranças, o PSB é um dos partidos que mais cresce no Estado, de acordo com os registros do TRE, possibilitando que o partido chegue forte nas eleições de 2022. E não são apenas números, são lideranças importantíssimas, de todas as regiões do estado, que conhecem e são conhecidas pelos catarinenses, que estão dispostas a colocar o seu nome à disposição da população. Neste sentido, com diversas filiações de lideranças regionais sendo anunciadas todos os dias, o PSB está pronto para constituir chapa própria de deputados estaduais e federais, prevendo eleger de dois a três deputados estaduais e um a dois deputados federais. Vignatti, que já foi por duas vezes deputado federal, é um dos pré-candidatos pelo PSB, para novamente desenvolver seu trabalho. Assim, coloca seu nome a disposição para representar Santa Catarina no cenário político nacional e levar as demandas do Estado para Brasília.
    Além das bancadas parlamentares, o PSB-SC tem trabalhado nos últimos tempos para que o partido tenha uma liderança forte e engajada no Estado para representar o partido e suas frentes de trabalho. Neste sentido, passam por Cláudio Vignatti também as articulações para a definição da chapa majoritária da Frente em SC, para que a mudança possa ocorrer no Estado no sentido de instituir um trabalho pensado na população catarinense.
    Para fortalecer, além da bancada, também as frentes municipais agregando cada vez mais filiados, o partido está realizando cerca de 60 congressos municipais, elegendo diretório municipal em diversos municípios, buscando assim lideranças políticas, municipais e regionais e também apoiadores e militância nos segmentos de mulheres, juventude socialista, negritude socialista, movimento popular e lgbtqia+.

    SC-Potência Criativa

    Um projeto que tem ganhado destaque e que tem sido amplamente trabalhado por Claudio Vignatti é o “SC-Potência Criativa”. Desde junho estão acontecendo reuniões com o objetivo de debater temas relevantes e propor soluções inovadoras para Santa Catarina. O projeto visa construir um novo modelo político de governança para o Estado, “A ideia é que a gente valorize o máximo possível a potência criativa dos catarinenses em várias áreas, como saúde, segurança pública, educação, economia, entre outras”, destacou o presidente do partido, Claudio Vignatti.
    Entre março e dezembro de 2021 já foram debatidos 23 temas em reuniões regulares, com o propósito de gerar soluções para Santa Catarina e a construção de um plano de governo para o Estado. Ao longo dessas reuniões participaram como convidados professores doutores de renomadas instituições brasileiras (UFSC, IFSC, UDESC, UFPel, UnB, FGV,…) e de instituições estrangeiras (Portugal, Holanda e Itália), representantes de associações da sociedade civil (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), esportistas (medalhistas paraolímpicos – Pedro Neves) e importantes lideranças do PSB nacional como o próprio Presidente Nacional do PSB (Carlos Siqueira), o Governador de Estado do Espírito Santo (Renato Casagrande); o ex-governador de São Paulo (Márcio França), sempre com a mediação do presidente estadual, Claudio Vignatti.
    O projeto “SC-Potência Criativa” está integrado ao processo da Autorreforma do PSB, que tem como principal pilar a construção de um novo programa partidário que direcione a comunidade socialista brasileira nos próximos anos do século 21. O projeto atualiza conceitos históricos e transforma os ideais socialistas para a realidade atual.
    Um dos cincos eixos sustentadores da Autorreforma é a política social, por isso o projeto é fundamental para o plano de ação do programa. Propor estratégias radicais e criativas no combate de temas centrais da sociedade é fundamental para combater a crise atual. Conforme Vignatti: “Durante o processo da Autorreforma, o PSB vai se repaginar para encarar os desafios do século 21 e atualizar o sistema político ‘necrosado’.”