Veja calendário de pagamento de IPVA 2022 em Santa Catarina

Veja calendário de pagamento de IPVA 2022 em Santa Catarina

22 de dezembro de 2021 Off Por Editor



  • Valor pode ser pago em até três parcelas. Número da placa define a ordem do pagamento, a começar pelas placas com final 1.

    O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 foi divulgado pelo governo de Santa Catarina. As alíquotas continuam as mesmas deste ano, e o tributo poderá ser pago em três parcelas.

    O número da placa define a ordem do pagamento, a começar pelas placas com final 1. Quem optar por parcelar o imposto, deve fazer o primeiro pagamento do boleto até 10 de janeiro. Já a cota única tem vencimento no dia 31 de janeiro (veja abaixo o calendário completo). Não há desconto para quem optar pelo pagamento em uma só vez ou adiantar parcelas.

    A base de cálculo é o valor de mercado do veículo, conforme a tabela Fipe. Para saber quanto terá que pagar, basta pesquisar o preço do seu veículo no site da Tabela Fipe e calcular a alíquota deste valor (confira abaixo as alíquotas).

    Como pagar o IPVA

    Para pagar o IPVA, o proprietário do veículo deve acessar o site oficial do Detran e emitir a guia de pagamento, que pode ser paga em qualquer agência dos grandes bancos do país, ou pela internet.

    Alíquotas

    2% para veículos de passeio, utilitários e motor-casa, nacionais ou estrangeiros;
    1% para veículos de duas ou três rodas; os de transporte de carga ou passageiros, nacionais ou estrangeiros;
    1% para veículos destinados à locação, de propriedade de locadoras de veículos ou por elas arrendados mediante contrato de arrendamento mercantil.

    Com informações G1 SC