Vídeo mostra passagem de tornado em SC; ‘Nos escondemos no banheiro para nos salvar’, diz morador

Vídeo mostra passagem de tornado em SC; ‘Nos escondemos no banheiro para nos salvar’, diz morador

6 de janeiro de 2022 Off Por Editor



  • Fortes rajadas de vento causaram o destelhamento de casas e galpões industriais. Não há registro de pessoas desabrigadas ou feridas.

    Um vídeo cedido pela Defesa Civil de Timbó, no Vale do Itajaí, mostra o momento em que o tornado com rajadas de vento de 130km/h avança sobre a cidade.

    “Não deu tempo para nada. Vi tudo voando, para cima. Nos escondemos no banheiro para nos salvar. Era granizo, vento, temporal. Nunca vi disso”, disse o morador da cidade Gilcemar Gessner.

    Gilcemar Gessner trabalhava em um dos galpões atingidos durante a passagem do fenômeno. Ele diz que o prejuízo foi total. “Não sobrou nada”, disse.

    Durante a manhã de quinta-feira (6) o trabalho foi de reconstrução. O auxiliar de produção Orival Parcher também estava trabalhando na cidade.

    “No começo vimos uma trovoada. E no início veio uma chuva e de repente escutamos um barulho. E ele cada vez aumentava mais. Uns colegas foram para o refeitório e eu fui para o banheiro. E o vento começou a girar e fazer cada vez mais barulho. Depois o galpão começou a descer devagar, a cair”, relembrou o auxiliar de produção, Orival Parcher.

    De acordo com a nota técnica elaborada pela Diretoria de Gestão de Risco, entre a tarde e a noite de quarta-feira (5), a passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, aliada ao calor sazonal e à disponibilidade de umidade foram responsáveis pelo desenvolvimento de tempestades.

    “Esta condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas (raios), rajadas de vento e nas regiões do centro leste catarinense e o destaque para a ocorrência de um tornado no Médio Vale do Itajaí”, consta no documento.

    Veja o vídeo impressionante do tornado:

    Com informações G1 SC